Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / John Lennon

O dia em que John Lennon esnobou a monarquia e devolveu título real

Quatro anos após ser nomeado com o título de membro da 'Excelentíssima Ordem do Império Britânico', Johh Lennon devolveu honraria

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 21/05/2024, às 20h00 - Atualizado em 23/05/2024, às 18h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beatles recebendo título de membro da 'Excelentíssima Ordem do Império Britânico' - Getty Images
Beatles recebendo título de membro da 'Excelentíssima Ordem do Império Britânico' - Getty Images

O título de membro da 'Excelentíssima Ordem do Império Britânico' (MBE na sigla em inglês), é um prêmio concedido para indivíduos que fizeram ou alcançaram realizações extraordinárias em diversas áreas, como esportes, política, ciência, economia ou artes. 

E, em 1965, a rainha Elizabeth IIconvidou os Beatles para serem membros da MBE, por todo o sucesso que os rapazes de Liverpool haviam trazido para a música do Reino Unido. Quatro anos depois, John Lennon devolveu sua honraria. Mas, o que o motivou?

O passado

A história do Fab Four com a família real britânica existia há alguns anos. Em 1963, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr já faziam sucesso na Inglaterra, mas não ganharam projeção internacional; conquistada com a participação no lendário Ed Sullivan Show, nos Estados Unidos.

Ainda assim, os Beatles foram chamados para tocar no Royal Variety Performance, o evento de gala de caridade promovido anualmente pela monarquia para arrecadar fundos.

Naquele ano, porém, embora fosse patrona vitalícia, a rainha Elizabeth II não participou do evento por conta de sua gravidez do príncipe Edward — sendo substituída pela rainha-mãe, Elizabeth, e a princesa Margaret.

Elizabeth passou por um momento um tanto desconcertante durante a apresentação. Conforme recorda a AH, antes de se despedirem com 'Twist And Shout', Lennon fez um discurso emblemático. "Para o nosso último número, eu gostaria de pedir a ajuda de vocês", começou. 

As pessoas nos lugares mais baratos, quero que batam palmas. Enquanto os outros sacudam suas joias, por favor", disse em tom sarcástico. 

+ Quando John Lennon deixou a mãe de Elizabeth II desconcertada: "Sacudam suas joias"

Depois de um sorriso atrevido de John, a plateia entrou em êxtase, mas quando as câmeras cortaram para a mãe da rainha, ela pareceu um pouco desconcertada e apenas acenou timidamente. 

Honraria e devolução

Apesar do tom irônico de John Lennon, o show dos Beatles recebeu ótimas críticas, inclusive da própria mãe de Elizabeth II: "É um dos melhores shows que eu já vi", disse. "Os Beatles são mais intrigantes".

A provocação parece ter sido deixada para trás pela realeza, tanto é que, dois anos depois, Lennon, McCartney, Starr e Harrison foram convidados para receberem o título de membros da MBE. No dia que pegaram a medalha, o Fab Four recebeu diversas orientações como se portar diante da rainha, detalhou Paul ao Anthology. 

“Um guarda chamou a gente de lado e disse: se aproxime da rainha dessa maneira, e não fale com ela se ela não falar com você. Mas ela foi um doce. Parecendo um pouco maternal porque somos novos, e ela um pouco mais velha", disse. 

Em 1969, repercute a Rolling Stone Brasil, John Lennon acabou devolvendo sua honraria. Além da medalha, o Beatle também enviou uma nota, um tanto quanto controversa, explicando o motivo da devolução. 

Vossa Majestade, estou devolvendo meu MBE [sigla em inglês da honraria] como um protesto contra o envolvimento da Grã-Bretanha na situação da Nigéria-Biafra, contra nosso apoio à América no Vietnã e contra a queda de 'Cold Turkey’ [música de Lennon] nas paradas musicais. Com amor, John Lennon". 

Em janeiro de 2009, o britânico The Times noticiou que, após 40 anos perdido, o título honorífico devolvido por John foi encontrado no palácio de St. James, em Londres. Até então, acreditava-se que a honraria, uma cruz de metal, havia sido fundida e reutilizada.

Mas, após sua redescoberta, acabou sendo exposta na Chancelaria Central do palácio de St.James, na caixa original de apresentação.

Medalha recebida pelos Beatles - Getty Images

A Radio X, do Reino Unido, explicou que segundo o site do Governo do Reino Unido, embora "um indivíduo pode decidir renunciar à sua honra voluntariamente", ele "ainda manteria a honra, a menos ou até que Sua Majestade a anule". Como Elizabeth II não o fez, John Lennonainda era oficialmente um MBE quando foi assassinado, em 1980

Os outros três Beatles mantiveram seus MBEs. Em 1997, Paul McCartney chegou a ser nomeado cavaleiro pelos seus serviços prestados à música, recebendo o título de 'sir'. Ringo Starr foi homenageado da mesma forma em 2018.

George Harrison disse não ao 'upgrade' de Membro para Oficial da MBE em 2000, por achar que mereceria uma honraria igual a de Paul; ele acabou falecendo no ano seguinte.