Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Monarquia

O dia em que a Rainha Elizabeth II se escondeu em um arbusto para evitar um ditador

Documentário revelou um episódio cômico, onde a monarca teve que encontrar uma solução rápida

Vanessa Centamori Publicado em 28/05/2020, às 10h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Elizabeth II - Divulgação/ Youtube
Rainha Elizabeth II - Divulgação/ Youtube

Em um belo dia no ano de 1978, a Rainha Elizabeth II estava fazendo um passeio ao lado de seus cães da raça corgi, quando ela tomou uma atitude bastante inusitada para evitar o ditador romeno Nicolae Ceaușescu, que realizava uma visita de Estado: Sua Majestade se encondeu em um arbusto no Palácio de Buckingham.

O episódio insólito foi descrito pelo documentário da ITV britânica, Our Queen: Inside the Crown, sob a iniciativa do jornalista e biógrafo da realeza, Robert Hardman. "Na ocasião em que eles [Ceaușescu e sua esposa Elena] estavam hospedados, a rainha levou os corgis para passear nos jardins do palácio e pôde ver Ceaușescus vindo para o outro lado", contou ele, no documentário.

Elizabeth II e seus cães da raça corgi / Crédito: Divulgação 

A monarca não surtou de uma hora para a outra: ela realmente tinha motivos para evitar o ditador comunista. Ao se esconder, Sua Majestade não só mostrou que não aprovava o evento de Estado, organizado pelo governo britânico, como também ela cedia às pressões da imprensa. 

Acontece que o estadista da Romênia não era popular entre o público e sua visita foi bastante criticada pelos noticiários. "A imprensa começou a questionar o secretário de Relações Exteriores", explicou Hardman. A mídia, segundo o biógrafo, questionava muito por que Ceaușescu havia sido convidado para a Grã-Bretanha.

O ditador romeno Nicolae Ceaușescu / Crédito: Divulgação 

O ditador governou a Romênia a partir de 1965. Seu regime ditatorial causou inúmeras atrocidades, reforçou a repressão política, o abuso de direitos humanos e a censura à imprensa. Grande parte da população passava fome e cresceu o número de crianças abandonadas em orfanatos em decorrência da miséria. A situação se agravou tanto que no ano em que Nicolae Ceausescu foi deposto, 1989, a Romênia tinha 170 mil crianças vivendo nessas condições.  

Discreta, mas com limites

Mesmo que Elizabeth II tenha eventualmente evitado seu hóspede muito indesejado, um pouco antes do episódio do arbusto, ela agiu diferente, mantendo a postura já esperada. Naturalmente, quando o ditador chegou na Inglaterra, o governo britânico tinha decidido que ele e sua esposa iriam jantar no Palácio de Buckingham, apesar de toda a sua impopularidade. 

A rainha então teve que cumprimentar Ceaușescus na estação ferroviária Victoria, em Londres, antes de acompanhá-los em uma viagem de carruagem até o palácio. Mais tarde, claro, aquela cortesia acabou se diluindo com a monarca atrás da moita. Ninguém sabe, no entanto, se o ditador notou a atitude inesperada da soberana. 

A rainha Elizabeth II / Crédito: Getty Images 

Vale lembrar que não é a primeira vez que ela teve que realizar encontros controversos. Entre os líderes de estado suportados pela pela rainha estão Vladimir Putin, Bashar-Al-Assad e o ditador do Zimbábue Robert Mugabe.

Certa vez, até o presidente Jimmy Carter, dos Estados Unidos, causou polêmica quando cometeu a gafe de beijar a rainha-mãe nos lábios. Sobre aquele incidente, a mãe de Elizabeth II disse que ninguém havia feito aquilo desde que seu marido (George VI) havia falecido. "Eu dei um grande passo para trás - mas não foi o suficiente", ela desabafou mais tarde. 


+Saiba mais sobre a rainha Elizabeth II com as obras abaixo disponíveis na Amazon:

A Real Elizabeth, Andrew Marr (2012) - https://amzn.to/2I62WYs

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II, Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2PxUxAW

Queen Elizabeth II: The Biography, University Press (2019) - https://amzn.to/2Tatq1f

A Brief History of the Private Life of Elizabeth II, Michael Paterson (2012) - https://amzn.to/394Qjsq

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W