Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Reino Unido

Casamento de Elizabeth II e Philip quase foi abalado por um escândalo de infidelidade de outro casal

Amigo e secretário pessoal do Duque de Edimburgo, Michael Parker se viu em uma situação embaraçosa quando sua mulher o acusou de traição — entretanto, o caso acabou ressoando na Família real

Daniela Bazi Publicado em 28/08/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elizabeth e Philip durante cerimônia de casamento - Divulgação/ Royal.uk
Elizabeth e Philip durante cerimônia de casamento - Divulgação/ Royal.uk

Enquanto atuava na Marinha Real durante a Segunda Guerra Mundial, Philip conheceu o oficial australiano Michael Parker, que se tornaria um de seus amigos mais próximos e, inclusive, seu secretário particular, após seu casamento com Elizabeth II.

Michael era casado desde 1943 com Eileen Parker, com quem teve dois filhos, chamados de Michael e Julie. Entretanto, ele nunca imaginaria que os problemas em seu próprio casamento poderiam influenciar o relacionamento do casal real.

Em 1957, enquanto estava abordo do Britannia junto de Philip para abrir as Olimpíadas de Melbourne e visitar alguns países da Commonwealth, Eileen entrou com um pedido de divórcio contra o marido, onde o acusava de adultério. Mike teria se envolvido com uma mulher chamada de Mary Alexandra Thompson.

Michael Parker, secretário particular do Príncipe Philip / Crédito: Domínio Público

A divulgação de um divórcio por traição de uma pessoa tão próxima a família real abalou o Reino Unido. Como consequência, diversos rumores sobre Philip ter traído a rainha começaram a surgir. O afastamento de Michael foi imediato e, enquanto ainda estava no Britannia, renunciou ao cargo de secretário particular do Duque de Edimburgo.

Segundo informações da Associated Press divulgadas na época, “Parker renunciou como secretário particular do príncipe em 4 de fevereiro passado, apenas 24 horas depois que vazaram as notícias de que ele e sua esposa haviam se separado. Sua renúncia abalou os círculos da corte do Palácio. Os problemas conjugais de Parker provocaram rumores no início deste ano de uma briga entre o príncipe Philip e a rainha Elizabeth II. O Palácio de Buckingham negou os rumores”.

Pouco tempo depois do escândalo, a monarca deu o título de Príncipe Consorte do Reino Unido para Philip, assim ele não teria que testemunhar no caso dos Parker. De acordo com o New York News-Chicago Tribune Dispatch, "Apesar de seu título de Duque e Primeiro Cavalheiro no país, Philip poderia ter sido intimado a testemunhar até que sua elevação a príncipe em 22 de fevereiro o levasse além do alcance de uma intimação".

Philip e Michael após ter renunciado ao cargo de secretário particular, em 6 de fevereiro de 1957 / Crédito: Domínio Público

O processo de divórcio foi finalmente finalizado em março de 1958, confirmando o adultério. A custódia dos filhos Michael, de 13 anos, e Julie, de 9, ficou com Eilee. Mike casou novamente duas vezes, com Carol Thompson, em 1962, onde teve outros dois filhos, e Jean Ramsay, em 1976.

Mesmo não trabalhando mais com Philip, a amizade entre Parker e o príncipe permaneceu durante anos. O amigo visitava o Palácio de Buckingham de vez em quando e trocava correspondências frequentemente com o Duque de Edimburgo. Michael voltou para a Austrália no final da década de 1960 e faleceu em Melbourne, com 81 anos, em 29 de dezembro de 2001.


+ Saiba mais sobre a família real britânica por meio de obras disponíveis na Amazon:

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9

A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2yFZMcv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7