Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Facebook

O 'Fevdo' Ocioso: a idade média vira meme no mundo digital

Grupo do Facebook brinca com a memória da idade média e faz piada com a estética medieval

André Nogueira Publicado em 20/03/2019, às 11h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa da página de divulgação de memes - Memes Nobres para Plebevs Ociosos
Capa da página de divulgação de memes - Memes Nobres para Plebevs Ociosos

Em 2018 nasceu uma página de memes nas redes sociais que, com um início singelo, logo fez grande sucesso, Memes Nobres para Plebeus Ociosos. A proposta satírica é simples e criativa: converter memes famosos e situações corriqueiras do cotidiano em iluminuras do mundo medieval e cristão.

Como de praxe, a página de divulgação de memes trouxe a necessidade de um grupo maior no Facebook. Assim nasceu o 'Fevdo' Ocioso, espaço digital em que brasileiros criam e compartilham conteúdo sobre a idade média com intenções humorísticas.

Este é um comentário sobre esse inusitado grupo que soube brincar com a História e rir do mundo europeu cristão.

O grupo já possui mais de 28.700 integrantes por todo o Brasil. A página que utiliza a produção interna desses memes possui cerca de 178 mil seguidores que se divertem com os simples memes que, imitando memes mais antigos, satirizam o falar embolado que nossa memória conhece das nobrezas medievais. Nesse mundo de piadas e referências, cerveja se torna hidromel, a expressão de surpresa é "raios mvltiplos" e qualquer rato se torna uma capivara. O tom de piada é constante.

Percebe-se alguns temas comuns no grupo, que explicitam os elementos da medievalidade que permeiam o imaginário social que temos do período. O eixo principal do tom humorístico da página está no uso da norma culta pelos membros do feudo. Frases simples são convertidas em expressões eloquentes e de léxico pomposo. A piada linguística atinge níveis especiais: no grupo, como se vê no próprio nome, existe a Runa Proibida, em referência à escrita latina cuja última vogal é marcada pelo signo "V".

Bruxaria e inquisição são temas também de constante aparição. Piadas que envolvem a investigação para desmascarar as "bruxas" e convocar o uso clássico da fogueira são comuns no grupo. Assim também são as piadas com o fundamentalismo religioso clássico da nossa visão sobre a Idade Média.

Dentro do grupo, todos se tornam caricaturas de hiperreligiosos que convocam irracionalmente os poderes eclesiásticos. Uma mina de ouro para um professor de história engajado.

Outro tema recorrente é a citação da Peste Negra e sua associação direta com os ratos, fazendo desses animais um dos principais tópicos do conteúdo interno da comunidade. O tempo todo vemos exercícios de memória histórica a partir da prática humorística.

Cenários fojados da medievalidade. Temas em constante referência à Europa cristã. Esse grupo mostra o poder que a piada tem de demonstrar nossa visão de mundo e sobre o passado. O Fevdo Ocioso demonstra a expansão da noção de "medievalidade" na visão popular da história. O "mundo medieval" para essas pessoas se confunde não só com o feudalismo, mas com a própria cristandade, fazendo da Idade Média um tempo bastante largo e inflado.

Ao mesmo tempo, há um claro achatamento da temporalidade quando se trata da projeção histórica que se faz da medievalidade nesse grupo. Aspectos distintos e temporalmente afastados na cronologia real dos fatos são colocados como contemporâneos entre si (ou seja, na visão histórica que esse grupo traz, os carolíngios, os vikings, os feudos, a peste e a caça às bruxas são fenômenos que acontecem ao mesmo tempo, no mesmo cenário, o que não é verdade). Esta é uma visão bastante comum sobre a época entre os não-historiadores.

É importante destacar que tudo isso não é necessariamente problemático ou que deveria ser combatido. Claro, falta muita precisão histórica, mas não é só de precisão que se faz a vida. O Fevdo Ocioso é ao mesmo tempo uma excelente forma de aproximar o leitor comum da Internet de assuntos históricos e um precioso laboratório de análise de memória histórica entre as pessoas. Ao mesmo tempo, é um importante alívio cômico contra a visão sisuda e engessada de História que alguns defendem fiel e unilateralmente.