Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Rússia

Neste dia, em 1917, Nicolau II abdicava o trono e se tornava o último czar russo

Há 104 anos, a Rússia se encontrava em miséria; como resposta, a população foi para as ruas e pediu a saída da família imperial do poder

Daniela Bazi / Atualizado por Alana Sousa Publicado em 15/03/2021, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nicolau II, o último czar da Rússia - Divulgação/Klimbim
Nicolau II, o último czar da Rússia - Divulgação/Klimbim

15 de março de 1917. A Rússia estava a beira de um de seus maiores colapsos. o czar Nicolau II havia deixado a população russa em extremo estado de pobreza e escassez de alimentos desde a Primeira Guerra, em 1915. A batalha contou com a presença de 15 milhões de fazendeiros, levando os preços da comida para níveis altíssimos — quatro vezes maior que os do ano anterior.

Na obra A Revolução Russa: 1917-1921, o historiador Daniel Aarão ReisFilho conta que “começaram a faltar gêneros essenciais e a indústria, concentrada em atender às necessidades do Exército, não produzia bens de consumo corrente”. 

A entrada do país no conflito mudial foi uma das muitas ideias falhas do soberano que tinha como intuito despertar um sentimento de nacionalismo na população, em que eles voltariam a apoiar o czarismo e a defender a pátria. Contudo, sua intenção resultou em algo completamente contrário do que imaginava.

Czar Nicolau II e ao lado de sua família / Crédito: Domínio Público

O inverno era o pior que a Rússia havia enfrentado em toda sua história, com os termômetros atingindo os 25 graus negativos. As nevascas também passaram a causar grandes problemas nas locomotivas que transportavam os mantimentos que supririam as necessidades de um povo em miséria.

De 20 mil trens, apenas 9 mil continuaram em serviço no ano de 1917. Entre os vagões, o número diminuiu de 500 mil para 170 mil. Os abastecimentos de combustível e farinha na cidade de Petrogrado simplesmente sumiram. Fábricas fecharam e inúmeros trabalhadores perderam seus empregos.

A trágica situação em que os russos se encontravam ocasionou em uma grande revolta no dia 23 de fevereiro de 1917 em Petrogrado, onde as pessoas foram para as ruas protestar contra a família imperial. Durante o ato, muitos passaram a quebrar janelas de lojas para conseguir comida e outros mantimentos básicos.

Para conter os revoltosos, a polícia começou a atirar em todos os que depredavam as propriedades e incitavam os tumultos. Com a situação saindo do controle, o gabinete de czar pediu seu retorno imediato para oferecer sua abdicação ao trono russo.

O massacre do Domingo Sangrento em São Petersburgo / Crédito: Wikimedia Commons

Em 15 de março de 1917, sem outra solução possível, Nicolau II assinou os papeis que oficializavam sua abdicação ao trono russo. Automaticamente, o Governo Provisório foi criado, contendo membros do Parlamento Russo, a Duma, com o príncipe Georgy Lvov assumindo o cargo de primeiro-ministro. Entretanto, ele acabou deixando a posição em 20 de julho do mesmo ano.

O czar e sua família foram colocados em prisão domiciliar pelo próprio governo, sendo vigiados 24 horas por guardas espalhados por toda a casa. Um ano após sua queda, em 17 de julho de 1918, Nicolau e sua família foram fuzilados em Ecatemburgo, por tropas bolcheviques, ordenadas pelo Soviete Regional Ural, e lideradas por Yakov Yurovsky.


+Saiba mais sobre os Romanov por meio das obras abaixo:

O último tsar: Nicolau II, a Revolução Russa e o fim da Dinastia Romanov, de Robert Service - https://amzn.to/2WpbqjG

Os Romanov: O fim da dinastia, de Robert K. Massie - https://amzn.to/2otO67Q

In the Trenches: A Russian Woman Soldier's Story of World War I, de Tatiana Dubinskaya - https://amzn.to/324JVxe

Catarina, a Grande, & Potemkin: Uma história de amor na corte Románov, de Simon S. Montefiore - https://amzn.to/320p0uU

As Irmãs Romanov – A Vida das Filhas do Último Tsar, de Helen Rappaport - https://amzn.to/34f3IeD

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du