Matérias » México

Antonio López de Santa Anna: O general que dormiu e perdeu a Guerra de Independência do Texas

O mexicano não contava com um último ataque texano que durou apenas 18 minutos e colaborou para a criação da República do Texas

Isabela Barreiros Publicado em 21/10/2019, às 16h00 - Atualizado às 16h32

Batalha de San Jacinto
Batalha de San Jacinto - Getty Images

Antonio López de Santa Anna foi um general e político mexicano, que governou como presidente do México de 1833 a 1855. Ele também é conhecido como Napoleão do Oeste, mas foi responsável por um dos piores erros militares cometidos nas Américas.

Em 1836, o México ainda possuía parte considerável do que hoje é o sudoeste americano. No entanto, uma guerra colocou fim a esse domínio e fez com que o país perdesse parte considerável de seu território.

O conflito foi nomeado de Guerra de Independência do Texas, ou ainda Revolução do Texas, e durou de outubro de 1835 a abril de 1836. Colonos texanos e alguns mexicanos organizaram o embate por estarem descontentes com as políticas centralizadoras de Santa Anna.

Crédito: Getty Images

 

A primeira ação do grupo foi a Batalha de Gonzales, que deu força ao início da revolução. A vitória dos texanos foi importante porque ela foi um dos motivos que levou à criação do Exército Texano, além de incentivar as batalhas seguintes.

Depois de inúmeros conflitos armados, os exércitos se encontraram para a decisiva batalha de San Jacinto, a qual, não foi do jeito que Santa Anna esperava — ele e seu exército foram surpreendidos enquanto dormiam.

Liderados pelo general Sam Houston, os militares estadunidenses aproximaram-se do general mexicano, ao que este estava cochilando ainda sem vigias enquanto descansava. A derrota aconteceu em apenas 18 minutos, contando com a rendição e captura de Santa Anna.

A insensatez do mexicano colocou tudo por água a baixo. Depois disso, a guerra chegou ao fim e ajudou a criar a República do Texas, que se tornou um país independente desde 1836. Mas a região ainda passaria por outra mudança com a Guerra Mexicano-Americana, passando a ser um estado norte-americano, como é até hoje.


Saiba mais sobre o general Antonio López de Santa Anna e a Guerra de Independência do Texas por meio desses livros:

1. Mi Historia Militar y Política: Yo soy Santa Anna (Spanish Edition), Antonio López de Santa Anna (2016) - https://amzn.to/2P5otVS

2. Mexico, 1848-1853: Los Años Olvidados (Routledge Studies in the History of the Americas) (English Edition), Pedro Santoni e Will Fowler (2018) - https://amzn.to/2J733Uj

3. The U.S.-Mexican War (Vol. 1&2): The Relations Between the U.S. And Mexico (English Edition), Justin H. Smith (2018) - https://amzn.to/2N3nId4

4. For Texas and Freedom (Long Rifle Series Book 2) (English Edition), E.H. Staffelbach e Hugh Wiley (2015) - https://amzn.to/2Mxk64e

5. Fire & Blood: A History of Mexico (English Edition), H. R. Fehrenbach (2014) - https://amzn.to/2W1JjXv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.