Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

O homem que foi visitar a mãe na Inglaterra e acabou na Holanda

Confusão aconteceu por motivo insólito

Fabio Previdelli Publicado em 08/01/2022, às 10h00 - Atualizado em 09/01/2022, às 00h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Buenos Aires, Nova Iorque e Barcelona, o que essas três cidades têm em comum? A resposta é mais curiosa do que você imagina: elas ficam no Brasil. Buenos Aires é um município do estado de Pernambuco, enquanto a cidade que teve seu nome consagrado por Frank Sinatra fica localizada no Maranhão e, por último, temos Barcelona, no Rio Grande do Norte. 

Outro dado curioso sobre nosso território, segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014, é de que uma em cada 11 cidades brasileiras possuem o nome idêntico em municípios de outro estado — o que representa 505 cidades das 5.570. 

A grande campeã é Bom Jesus, que dá nome às cidades no Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mas engana-se quem pensa que cidades com o mesmo nome, ou com fonéticas parecidas, sejam exclusividade do Brasil. 

Memphys, por exemplo, que foi lar de Elvis Presley nos Estados Unidos, também é nome de uma cidade no Egito. Você também pode ir para Cartagena em dois diferentes continentes, basta escolher entre a Colômbia e a Espanha. 

Por falar em Espanha, o país ibérico possui influências em diversas outras nações. Além das já citadas Barcelona e Cartagena, ainda há Granada (também nome de uma cidade na Nicarágua) e Cuenca (Equador). 

E foi justamente essa semelhança entre nomes que causou uma enorme dor de cabeça para um eslovaco que queria visitar sua mãe, em 2019. Entenda!

Próxima parada: Rotherham ou Rotterdam?

Em 2019, um eslovaco — que não teve sua identidade revelada — decidiu que visitaria alguns parentes de sua mãe em Rotherham, na Inglaterra. Porém, por engano, acabou comprando passagem em um voo para Rotterdam, na Holanda. 

Como se a situação não pudesse ficar pior ainda, o sujeito não só estava sem dinheiro como também não sabia falar inglês e tampouco holandês. Desta forma, como recorda matéria do G1 da época, ele acabou pedindo ajuda para a polícia.

Em suas redes sociais, as autoridades locais informaram que o engano ocorreu porque o homem "não é articulado e seu conhecimento topográfico não é muito bom".

Os policiais acabaram arrumando um abrigo para o homem e, posteriormente, o levaram até o órgão responsável para encaminhá-lo, agora sim, para a Rotherham inglesa. 

Copa do Mundo em El Salvador?

Se a história acima teve um final feliz, o mesmo não podemos falar sobre a vez que um casal de australianos planejou ver alguns jogos da Copa do Mundo aqui no Brasil, que aconteceu em 2014. 

Uma das partidas que Orin e Melissa van Lingen haviam comprado ingresso foi para o confronto entre Holanda e Espanha, que ocorreu na Arena Fonte Nova, em Salvador, no dia 13 de junho. 

Conforme recorda o jornal Herald Sun, o casal deixou seus filhos com outros familiares para poder curtir toda a atmosfera que a competição traz. A viagem começou com uma conexão em Los Angeles (nos Estados Unidos, importante salientar). 

E foi justamente ali que tudo virou de ponta cabeça. Acontece que o casal percebeu que dali só sairia um voo para a cidade de San Salvador, capital de El Salvador. Desta vez, o erro aconteceu por culpa da companhia de viagens. 

“Partimos do pressuposto de que deveria haver voos de ligação ao Brasil em Los Angeles, mas não foi o que aconteceu. Chegamos ao aeroporto e não havia outros voos”, contou Melissa em entrevista na cidade caribenha, a cerca de 5.000 quilômetros de distância do palco da partida. 

Ficamos completamente devastados quando soubemos que iríamos para o país errado”.

“Eu tive que assistir ao jogo da Holanda contra a Espanha pela TV e em um país diferente. Nós compramos ingressos para esta partida”, explicou. “A parte mais difícil foi ver a cara do meu marido — que era de partir o coração”.


+Saiba mais sobre geografia através de grandes obras disponíveis na Amazon: 

Prisioneiros da geografia: 10 mapas que explicam tudo o que você precisa saber sobre política global, de Tim Marshall (2018) - https://amzn.to/3eWj1jX

Geografia do Brasil, de Jurandyr L. Sanches Ross (2019) - https://amzn.to/34jRWF4

A geografia: Isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra, de Yves Lacoste (1988) - https://amzn.to/34wdpLh

360° Geografia, de Edilson Adão e Laércio Furquim Jr. (2015) - https://amzn.to/34kvLi4

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W