Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Elizabeth II

O homem que modernizou a realeza ao alfinetar a rainha Elizabeth II

Conhecido como Lorde Altrincham, suas críticas impactaram a corte de Elizabeth II

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/10/2022, às 18h00 - Atualizado em 15/11/2022, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A rainha Elizabeth II em filmagem e Lorde Altrincham durante entrevista - Reprodução / Youtube / British Pathé e Reprodução/Vídeo
A rainha Elizabeth II em filmagem e Lorde Altrincham durante entrevista - Reprodução / Youtube / British Pathé e Reprodução/Vídeo

A chegada da nova temporada de ‘The Crown’ promete muitas polêmicas, principalmente por retratar a vida da família mais influente da atualidade. A produção seguirá o padrão das outras temporadas, dando destaque a personagens de dentro da família real e de fora dela.

Com isso, vale relembrar que, na segunda temporada, a série apresentou ao público um personagem importante para a vida dos monarcas, o Lorde Altrincham. Mas quem foi este cidadão que não possuía tanta influência e que tanto impactou a família real?

O Lorde Altrincham

Quando sugeriu que a rainha e os cortesãos que a apoiavam estavam fora de contato com seus súditos, Lorde Altrincham abalou a Grã-Betanha. A série ‘The Crown’ retrata esse momento na segunda temporada, e, nela, vemos Altrincham fazer seus argumentos, publicando, em 1957, seus pensamentos acerca da rainha Elizabeth II, na National and English Review.

Ele argumentou que a monarca e seus cortesãos eram de uma classe tão alta que chegavam a ser muito distantes dos cidadãos ingleses comuns. O Lorde ainda criticou a rainha pessoalmente, chamando seu estilo de falar como “uma dor no pescoço” e a assimilando a uma “estudante arrogante”.

Críticas anteriores

Apesar de audaciosas, tais críticas não foram as primeiras que ele fez à monarquia. O consultou histórico da produção da Netflix, Robert Lacey, disse ao portal Town and Country Magazine em 2020 que “ele expôs essas ideias na época da coroação, e ninguém prestou atenção, porque esse não era o clima".

Personagem de Lorde Altrincham em 'The Crown' - Crédito: Reprodução / Netflix

Contudo, em 1957, esse clima nacional tenso havia mudado. “Mudou radicalmente, em parte porque o brilho da nova rainha havia se desgastado, talvez, mas também porque a Grã-Bretanha havia passado por esse trauma da Crise de Suez, uma arrogante aventura militar no exterior que terminou em desastre e causou muita alma pesquisando na Grã-Bretanha. De repente, suas ideias tocaram um acorde", afirmou Robert.

Outra evolução aconteceu naquele período, a tecnológica. Naquele ano, a Grã-Bretanha havia obtido sua primeira rede de televisão independente, que deu tempo de antena à Altrincham.

Monarquista ou republicano?

O então jornalista afirmava que as sugestões feitas publicamente tinham a intenção de ajudar a monarquia, se considerando um grande monarquista, algo contrário do que as pessoas pensavam dele na época. Na série, inclusive, é mostrado que o nobre elogia a monarquia constitucional.

A coisa a dizer sobre Lorde Altrincham era que ele era um grande monarquista. Ele não era um republicano quando criticava a rainha. Ele criticava o fato de que a rainha e os cortesãos antiquados não serviam bem à monarquia em seu estilo", disse Lacey.

Impactos na rainha

A rainha ficou profundamente incomodada pelos comentários, recusando a ideia de distância de seus súditos. A atriz Claire Foy, que interpretou Elizabeth II nas primeiras temporadas, comentou sobre o enredo em questão: “Ela fica muito afetada pela forma como o público a percebe. Isso não é algo que ela já teve que lidar – sendo criticada – realmente. De repente, ser criticada e ter sua voz e como ela se parece se tornar algo que todo mundo está falando, é quando ela fica realmente vulnerável”.

Lorde Altrincham durante entrevista - Crédito: Divulgação / Youtube / British Pathé

A monarquia acatou a maioria das sugestões de Altrincham, e um bom exemplo disso foi o discurso de natal de Elizabeth, que foi televisionado pela primeira vez em 1957, com o propósito de fazer a rainha ser “parte das comemorações natalinas” das famílias inglesas.

Lacey ainda fala sobre a figura importante que o Lorde representou para a monarquia, e como seu ideal de monarquia pode ficar para trás.

Altrincham é um exemplo da monarquia que está ficando para trás. Porque, em última análise, a monarquia é tão boa quanto as pessoas que fazem o trabalho. Estamos muito orgulhosos na Grã-Bretanha de nosso sistema, em distinguir entre o 'executivo' que são os políticos e o digna, essa é a rainha. Mas às vezes, como vemos com Lorde Altrincham, isso fica fora de sintonia”.