Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

O jantar do alto escalão que teria envergonhado Trump em 2016

Na ocasião, o presidente Barack Obama fez piada com Trump

Larissa Lopes, com supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 21/01/2021, às 17h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de Donald Trump e Obama em evento oficial - Wikimedia Commons
Imagem meramente ilustrativa de Donald Trump e Obama em evento oficial - Wikimedia Commons

Imagine-se em um evento com mais de 2.500 personalidades dos meios de comunicação e do mundo do espetáculo. Esse tipo de encontro é bastante comum para o alto escalão norte-americano, mas o que não foi nada normal foram os risos para Donald Trump, provocados por Barack Obama em um desses momentos

Em 2011, na capital Washington, correspondentes internacionais estiveram reunidos em um jantar com outras figuras políticas. Barack Obama, presidente dos Estados Unidos na época, subiu ao púlpito e satirizou o comportamento de Trump - antigo apresentador do The Apprentice, da NBC - e a tentativa dele em deslegitimar seu mandato. 

Para o The New York Times, a noite ficou definida para a figura de Trump como “humilhação pública que, em vez de amedrontá-lo, acelerou seus ferozes esforços para ganhar estatura no mundo da política”.

Na semana do jantar, a Casa Branca teve de divulgar a certidão de nascimento de Obama, revelando que ele havia nascido no Estado do Havaí. A atitude foi tomada para interromper os rumores levantados por Trump, de que Obama não era um americano legítimo e, por isso, seu mandato também não seria.

Então, no jantar, Obama começou anunciando que todos assistiriam a um vídeo de seu nascimento, para que não restasse nenhuma dúvida de sua origem - como ele mesmo disse. O vídeo passado foi um trecho da animação “O Rei Leão”, da Disney, em que todos os animais comemoram o nascimento de Simba, e o macaco Rafiki levanta o filhote de leão na pedra mais alta do reino.

Quando o vídeo terminou, todos os presentes gargalharam, mas Obama ainda não tinha terminado. Ele continuou: “Disseram-me que Michelle Bachmann está aqui e está pensando em candidatar-se a presidenta. O que é estranho, porque escutei que ela nasceu no Canadá”. Aqui, o democrata satirizou a ‘criação de rumores’ de Trump, brincou de atacar a republicana e novamente despertou as risadas da plateia.

Depois, Obama disse que Donald Trump era um ótimo investigador, e que assim poderia solucionar os problemas de Mitt Romney, senador norte-americano que aprovou a saúde pública universal em Massachusetts. 

O presidente então voltou ao tema da certidão de nascimento e disse que como agora tudo estava resolvido, Trump “[...] pode voltar a concentrar-se nos assuntos que importam”. Os presentes riram novamente e, de acordo com o El País, Trump teria ficado sério e cabisbaixo.

Por fim, Obama zombou de Trump como apresentador do programa “O Aprendiz”, e disse que ele poderia trazer algumas mudanças para a Casa Branca. Nesse momento, uma imagem apareceu no telão: uma ilustração da fachada da Casa Branca como se fosse o logotipo de um programa de TV, com o texto “Trump in the White House” - uma alusão também ao seriado “Cory in the House”, da Disney.

Esse episódio de 2011 pode ter mudado a perspectiva de Trump, que nunca havia pensado em se candidatar à presidência, e o inspirado a suceder Obama na Casa Branca.


+Saiba mais sobre o Barack Obama por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Kill or Capture: The War on Terror and the Soul of the Obama Presidency (Edição Inglês), de Daniel Klaidman (2012) - https://amzn.to/3azm3XM

The Perfect Weapon: war, sabotage, and fear in the cyber age (Edição Inglês), de David E. Sanger (2018) - https://amzn.to/36ihxcY

The Perfect Weapon: War, Sabotage, and Fear in the Cyber Age (Edição Inglês) de David E. Sanger (2018) - https://amzn.to/2OcIrgj

Nós somos a mudança que buscamos: Os discursos de Barack Obama, de Barack Obama (2017) - https://amzn.to/3aCecZL

Minha História, de Michelle Obama (2018) - https://amzn.to/2TU5VdG

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W