Matérias » Personagem

O legado de Paulo Freire em 8 frases impactantes

“Não foram os camponeses que disseram a mim: Paulo, tu já leste Marx? Não, eles não liam nem jornal, foi a realidade que me remeteu a Marx”

Isabela Barreiros Publicado em 09/03/2020, às 13h55

O educador Paulo Freire
O educador Paulo Freire - Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire/RJ

1. Ideologia e religião

“Minhas reuniões com Marx nunca me sugeriram que parasse de ter reuniões com Cristo”.

Paulo em 1963

2. As mudanças sociais

“A sociedade é profundamente autoritária e elitista. Para a classe dominante reconhecer os direitos fundamentais das classes populares não é fácil. Nos anos 60 fui considerado um inimigo de Deus e da pátria, um bandido terrível. Pois bem, hoje eu já não seria mais considerado inimigo de Deus. Hoje diriam apenas que sou um saudosista das esquerdas. O discurso da classe dominante muda, mas ela continua não concordando, de jeito nenhum, que as massas populares se tornem lúcidas”.


3. O capitalismo brasileiro

“O que presta no capitalismo, no meu entender, não é ele. Para mim, ele é uma malvadeza em si mesma. Se se pensa na excelência do capitalismo no Brasil, eu me pergunto: que excelência é esta que produz 33 milhões de famintos?”.


4. Autoritarismo à esquerda

“Um dos maiores erros históricos das esquerdas que se fanatizaram foi antagonizar socialismo e democracia”.

Crédito: Instituto Paulo Freire

 


5. Teoria e prática

“Não foram os camponeses que disseram a mim: Paulo, tu já leste Marx? Não, eles não liam nem jornal, foi a realidade que me remeteu a Marx”.


6. Educação revolucionária

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. 

Crédito: Instituto Paulo Freire

 


7. Ensino crítico

“A superação da curiosidade ingênua dos grupos populares pela curiosidade crítica é um exercício fundamental e permanente, a ser experimentado incansavelmente. Exercício que implica viver a relação dialética teoria-prática. E vivê-la de tal maneira que nos ponhamos cada vez mais distantes de cair na tentação elitista de, negando sua prática, exclusivizar a importância da teoria. Uma necessita a outra, como nós do ar que respiramos”.


8. O futuro da sociedade

“Na verdade, só os oprimidos podem conceber um futuro completamente diferente de seu presente, na medida em que alcançam a consciência da classe dominada.”

Crédito: Instituto Paulo Freire

 


Todas as frases foram retiradas da biografia O educador: um perfil de Paulo Freire, publicada pela editora Todavia, escrita por Sérgio Haddad. 


+ Para saber mais sobre Paulo Freire:

O educador: um perfil de Paulo Freire, Sérgio Haddad (2019) - https://amzn.to/2TCQzte

Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire (2013) - https://amzn.to/2MSBLCb

Educação como prática da liberdade, de Paulo Freire (2014) - https://amzn.to/2MO4xE5

Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire (1997) - https://amzn.to/2BlfU0Z

Professora, sim tia, não, de Paulo Freire (2012) - https://amzn.to/2OXRanw

Educação e mudança, de Paulo Freire (2011) - https://amzn.to/2BiGZlu

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.