Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

O mais rico do mundo: As lições que Jeff Bezos aprendeu quando trabalhou no McDonald’s

"É diferente do que você aprende na escola. Não subestime o valor disso!”, declarou o fundador da Amazon

Fabio Previdelli Publicado em 17/01/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jeff Bezos, CEO da Amazon - Wikimedia Commons
Jeff Bezos, CEO da Amazon - Wikimedia Commons

Após ser ultrapassado por poucas horas por pelo CEO da Tesla, Elon Musk, Jeff Bezos voltou a ocupar a posição de homem mais rico do mundo.

Fundador da Amazon, o empresário começou seu negócio numa livraria virtual na garagem de sua casa. Anos mais tarde, o empreendimento se expandiu, sendo considerado um dos maiores investimentos da atualidade. 

Atualmente, seu patrimônio líquido é avaliado em pouco mais de 185 bilhões de dólares, o que chega na casa dos 979 bilhões de reais. Entretanto, quem conhece o sucesso de Bezos hoje em dia, jamais imaginaria que ele começou a trabalhar em uma empresa muito conhecida em todo o mundo: o McDonald’s. Foi lá, inclusive, que ele aprendeu alguns segredos para seu sucesso.  

No fast-food 

Em entrevista repercutida pela CNBC no ano de 2018Jacklyn Bezos, mãe do magnata, relembra do fascínio que seu filho tinha na infância em descobrir como as máquinas e os brinquedos funcionavam: “Eu sabia desde o início que ele era um pouco diferente”. 

“Uma vez ele tentou desmontar um berço com uma chave de fenda”, recorda. “Acho que deu certo”. Quando atingiu os 16 anos, Jeff conseguiu um emprego de verão fritando hambúrgueres no McDonald’s, no 1980.  

“Eu era cozinheiro”, lembrou em entrevista à Fast Company . “Eles não me deixavam chegar perto dos clientes. Este foi meu estágio de adolescente atormentado. Eles ficavam tipo, ‘Hmm, por que você não trabalha nos fundos?'", recordou em tom descontraído.  

Como um “homem da grelha”, conforme ele mesmo se chamava, Bezos relatou a Cody Teets, autor de "Golden Opportunity: Remarkable Careers That Began at McDonald’s ‘, que a coisa mais desafiadora no trabalho na rede de fast-food era de “manter tudo no ritmo certo durante a preparação”. 

Com o passar do tempo, Jeff passou a estudar melhorias que poderia fazer na automação da empresa, como bipes e sinais para quando fossem “mexer seus ovos, virar seus hambúrgueres e puxar suas batatas fritas fora da cuba fervente”, relata. 

O trabalho também resultou numa visão inicial de como funcionava o atendimento ao cliente: “Aprendi que é muito difícil”, recorda na entrevista. Atualmente, segundo ele, a “obsessão do cliente” é o primeiro dos princípios de liderança da Amazon. 

Pontapé 

Apesar de muitos se surpreenderem com a história, Bezos não é o único empresário a aprender lições trabalhando em uma rede de fast-food. O co-fundador do Reddit, Alexis Ohanian, por exemplo, foi garçom na Pizza Hut quando ainda estava no colégio. “[Como garçom] aprendi basicamente tudo que sempre precisei saber sobre atendimento ao cliente”, disse ao The New York Times

Barbara Corcoran, que é uma das estrelas da versão da ABC de Shark Tank, diz que encontrou um valor semelhante trabalhando como garçonete enquanto ainda tinha 20 anos: “Você aprende mais trabalhando como garçonete do que em qualquer outro emprego”, disse CNBC Make It. “O melhor trabalho que você pode ter para se preparar para o empreendedorismo é caminhar do outro lado do balcão e servir as pessoas.” 

Conselhos 

Em relação ao tempo em que passou no McDonald’s, Jeff Bezos aconselha que os jovens sempre mantenham os olhos abertos para as lições diárias em qualquer um de seus empregos.

“Você pode aprender a ter responsabilidade em qualquer trabalho, se levá-lo a sério. [Tudo pode ser] uma oportunidade de ouro”, afirmou. “Você aprende muito como um adolescente que trabalha no McDonald’s. É diferente do que você aprende na escola. Não subestime o valor disso!”.


++Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

A Loja de Tudo. Jeff Bezos e a Era da Amazon, de Brad Stone (2019) -  https://amzn.to/3nz9vVC

As cartas de Bezos: 14 princípios para crescer como a Amazon, de Steve Anderson (2020) - https://amzn.to/3bvaZ0D

Jeff Bezos: Una Biografía (Edição Espanhol), de Juan Rojas (2020) - https://amzn.to/2K5udyR

O sistema Amazon, de Ram Charan e Julia Yang (2021) - https://amzn.to/39o8b2Y

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W