Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Nazismo

Há 79 anos, acontecia o Massacre de Sarny, na Polônia

O episódio durou apenas dois dias, mas resultou na execução de 18 mil pessoas, todas vítimas das tropas de Hitler

Redação Publicado em 27/08/2019, às 12h00 - Atualizado às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de soldados disparando contra pessoas em uma vala - Domínio Público
Fotografia de soldados disparando contra pessoas em uma vala - Domínio Público

Em meados da década de 1940, a cidade de Sarny, na Polônia, possuía uma considerável população de judeus, estimada entre cinco e sete mil pessoas. Foi para lá que centenas de soldados nazistas se moveram após romperem o pacto Ribentropp-Molotov, atacando a União Soviética e invadindo a região, em julho de 1941.

Na época, o exército vermelho, que, sob o pacto de não-agressão, havia ocupado a cidade, agora retrocedia. Os habitantes, principalmente nacionalistas ucranianos, encontraram a oportunidade perfeita para uma agitação para a independência.

Não só permaneceram na cidade como também colaboraram com os nazistas, permitindo que eles saqueassem bens dos judeus antes de mandá-los para o gueto ali recém-criado, no início de agosto de 1942.

Durante todo o mês, os nazistas capturaram e enviaram vítimas das cidades próximas para Sarny. Muitos eram executados durante o percurso. No dia 27 daquele mês, há exatos 78 anos, as pessoas foram movidas para a periferia da cidade e, em desfiladeiros onde uma enorme vala já tinha sido cavada, todos foram friamente massacrados.

A estimativa do número de mortos fica entre 14 e 18 mil. Em 1945, foi constatado que apenas 100 pessoas sobreviveram, fugindo pelas florestas da região. Alguns tentaram retornar para Sarny, mas foram mortos nas próprias ruas da cidade.

No lugar, foram erguidos três memoriais em homenagem às vítimas e, em 1961, um livro de memórias da comunidade judaica foi escrito. Nele, constam, inclusive, relatos de sobreviventes daquele fatídico dia.


+Saiba mais sobre a Segunda Guerra Mundial por meio de obras disponíveis na Amazon:

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill (2019) - https://amzn.to/2JWtKex

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Rr2xFa

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/34DnO3T

Os mitos da Segunda Guerra Mundial, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/2VdiMXa

Continente selvagem: O caos na Europa depois da Segunda Guerra Mundial, de Keith Lowe (2017) - https://amzn.to/2RqF32D

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W