Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Quem é quem em O Mecanismo?

Um guia para recapitular quem são os personagens reais na Operação Lava Jato e como eles aparecem na série

Thiago Lincolins e Letícia Yazbek Publicado em 27/03/2018, às 14h52 - Atualizado em 29/03/2018, às 14h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
o mecanismo site - Divulgação
o mecanismo site - Divulgação

O Mecanismo, série brasileira original da Netflix, estreou na última sexta-feira, 23 de março, para mais de 190 países. A produção é uma adaptação livre do livro Lava Jato: O Juiz Sergio Moro e os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil, de Vladimir Netto.

A produção decidiu por trocar o nome das figuras reais envolvidas em um dos maiores escândalos de corrupção da história recente. Assim como organizações – a Polícia Federal virou Polícia Federativa, e a Petrobras, Petrobrasil.

Este é um guia para ligar os pontos.

1 . Alberto Youssef = Roberto Ibrahim​

O doleiro é interpretado pelo ator Enrique Diaz. Youssef teve seu nome envolvido nas investigações da Operação Lava-Jato em 2014, quando foi averiguado que algumas empresas recebiam pagamentos do empresário em nome da Petrobras. Grande parte desse dinheiro era designado ao pagamento de propina para políticos do Partido Progressista e de outros.

2 . Dilma Rousseff = Janete Ruscov​

A ex-presidente é interpretada pela atriz Sura Beroitchevsky. Apesar de não ter sido levantada uma ligação sua com os escândalos apurados pela Lava Jato, Rousseff foi acusada de tentar obstruir os avanços das investigações da operação ao nomear o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro da Casa Civil em 2016.  

3. Marcelo Odebrecht = Ricardo Brecht

O engenheiro e empresário é representado pelo ator Emílio Orciollo Netto. Odebrecht foi envolvido nas investigações junto com a construtora Andrade Gutierrez, após o pagamento de propina com o intuito de garantir contratos bilionários do governo. Em 2016, ele foi acusado de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

4. Aécio Neves = Lúcio Lemes​

O político é representado pelo ator Michel Bercovitch. Aécio Neves, que concorreu contra Dilma nas eleições de 2014, teve seu nome envolvido nas investigações após ter sido mencionado em depoimentos de membros da Odebrecht. Ele é acusado de receber dinheiro da empresa em troca de apoio político. Neves tem seu nome citado em cinco inquéritos do Supremo Tribunal Federal onde é acusado de pedir e receber vantagens ilegais.

5. Sérgio Moro = Rigo

O juiz é interpretado pelo ator Otto Junior. Moro ganhou um enorme reconhecimento por comandar a Operação Lava Jato que envolve escândalos de políticos, empreiteiros e grandes empresas como a Odebrecht e a Petrobras. O juiz federal autorizou 49 fases da operação que resultaram na prisão de inúmeros corruptos.

6. Paulo Roberto Costa = João Pedro Rangel​

O personagem João Pedro Rangel, interpretado por Leonardo Medeiros, é inspirado no ex-diretor de Abastecimento da Petrobras. Costa foi preso em março de 2014, apontado como integrante de um esquema de corrupção que movimentou cerca de 10 bilhões de reais. Foi o primeiro delator a narrar como ocorria a corrupção na Petrobras.

7. Luiz Inácio Lula da Silva = João Higino​

Luiz Inácio Lula da Silva aparece na série como o ex-presidente João Higino, interpretado por Arthur Kohl. Presidente do Brasil entre 2003 e 2010, Lula foi investigado pela Operação Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Em 24 de janeiro de 2018, foi condenado a 12 anos e um mês em regime fechado. A defesa do ex-presidente recorre da decisão, e uma liminar impede que ele seja preso até pelo menos o dia 4 de abril.

8. Michel Temer = Samuel Thames​

Não é só o nome que lembra: o vice-presidente Samuel Thames, interpretado por Tonio Carvalho, é mesmo inspirado em Michel Temer. Presidente da República desde o impeachment de Dilma Rousseff, em 31 de agosto de 2016, Temer foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal em 2017, por suspeita de corrupção passiva.

9. Erika Marena = Verena Cardoni​

A atriz Caroline Abras interpreta a delegada Cardoni, delegada da Polícia Federal que atuou na Operação Lava Jato. Especialista em combate a crimes financeiros, Erika tomou posse, no último dia 26 de março, do cargo de superintendente da Polícia Federal em Sergipe.

10. Gerson Machado = Marco Ruffo

Em O Mecanismo, Selton Mello é o personagem inspirado no delegado da Polícia Federal Gerson Machado. Em 2003, Machado foi o responsável pela descoberta do esquema de lavagem de dinheiro do doleiro Alberto Youssef, em Curitiba.

11. Newton Ishii = Japonês da Federal​

Newton Ishii, o Japonês da Federal, que ficou conhecido por conduzir presos da Operação Lava Jato, também ganhou vida na série, interpretado por Fabio Yoshihara. Em 2016, ele foi afastado da mídia depois de ser condenado pelo crime de facilitação de contrabando.