Matérias » Personagem

O menino de 11 anos que encontrou uma maneira de ajudar bebês esquecidos em carros

Após um trágico episódio em seu bairro, Bishop Curry V teve uma ideia divulgada amplamente em 2017

Wallacy Ferrari Publicado em 19/12/2020, às 10h00

Bishop manuseia dispositivo criado por ele
Bishop manuseia dispositivo criado por ele - Divulgação / NBC

Em junho de 2017, um garoto foi capaz de chamar a atenção do mundo para uma causa de pouca importância em noticiários e debates sobre saúde e segurança, tendo uma ideia que poderia salvar centenas de vidas.

Na época, com 11 anos de idade, o jovem Bishop Curry V inventou um mecanismo capaz de evitar sufocamentos em carros por calor.

Em entrevista à NBC News, o pai do garoto explicou que, desde mais jovem, Bishop era especificamente fascinado por problemas.

Todo e qualquer tipo de problema, como desastres naturais, problemas civis e acidentes, eram motivos de indagação do menino. Não foi diferente quando, no início de 2017, o jovem não conseguiu encontrar respostas para uma pergunta que o intrigava.

Na ocasião, um bebê de seis meses, identificado como Fern, havia morrido após ficar em um carro quente com janelas fechadas, se tornando o caso mais comentado do bairro.

Sem encontrar respostas para o problema, ele decidiu que conseguiria uma solução naquele momento. Em uma folha de caderno e com uma caneta vermelha, desenhou o esboço de um projeto revolucionário.

Bishop junto ao pai ao lado de bonecos de teste de impacto / Crédito: Divulgação/Toyota

 

Ideia aprovada

Seu pai, um engenheiro da montadora Toyota, teve o privilégio de ser o primeiro a conhecer o projeto. Diferente de outras ideias sugeridas por Bishop, esse projeto tinha um fundo de ciência — apesar da lógica projetada. A ideia consistia num dispositivo de reconhecimento de presença em assentos infantis, nomeado “Oasis”.

Quando o aparelho identificasse que a entrada de ar foi interrompida — e que não havia outros humanos no carro —, automaticamente acionaria um alerta nos celulares dos responsáveis da criança e da polícia.

Para evitar uma tragédia ainda maior, o dispositivo ainda poderia contar com um cooler, que ventila ar frio no local até o resgate.

O pai comprou a ideia; decidiu montar o aparelho usando um mini ventilador, um suporte rígido de aço e uma proteção colorida para chamar atenção.

Levando o projeto até os executivos da Toyota, o garoto foi convidado para uma conferência de segurança automotiva. Com toda aprovação, Bishop queria mostrar sua ideia ao mundo.

Fundos levantados por Bishop durante campanha de arrecadação / Crédito: Divulgação / NBC

 

Aprovação popular

A ideia para conseguir projeção e investimentos na criação foi colocar o projeto em um site de vaquinhas virtuais, tendo como meta uma arrecadação de 20 mil dólares.

A ideia era produzir e disponibilizar unidades em feiras, além de priorizar os principais patrocinadores quando o produto já estiver em mercado.

Para a surpresa dos familiares, a meta foi ultrapassada com facilidade, alcançando ainda mais de 35 mil dólares no primeiro ano. Nos três anos seguintes, arrecadou 50 mil dólares de investimentos.

Na plataforma, o jovem publicou atualizações em vídeo do projeto sendo arquitetado para reduzir seu tamanho, custo de produção e adaptação em carros.

Por fim, Bishop não se esqueceu da tragédia que o motivou; visitou a família do bebê Fern, buscando confortá-los para que casos semelhantes não se repitam: "Eles realmente me apoiaram. [...] Eles não queriam que nada [assim] acontecesse a nenhuma outra família", disse o garoto em entrevista a NBC.


+Adquira carros históricos em miniaturas disponíveis na Amazon:

Kombi 1971 - https://amzn.to/2UzysF8

Vw Fusca Low Rider - https://amzn.to/349fAQv

Family Truckster 1979 - https://amzn.to/3dRFPzl

Ford Pickup 1937 - https://amzn.to/3hziWBX

Chevrolet Bel Air 1957 - https://amzn.to/3jBQUY9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W