Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Estados Unidos

O menino que encontrou um dente de megalodon no dia do seu aniversário de 5 anos

Na área costeira dos Estados Unidos, o pequeno Brayden Drew se deparou com o fóssil pré-histórico durante um passeio com sua mãe

Alana Sousa Publicado em 05/06/2021, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena não realista do filme Megatubarão (2018) - Divulgação/Warner Bros.
Cena não realista do filme Megatubarão (2018) - Divulgação/Warner Bros.

Há mais de dois milhões de anos, o maior tubarão que já existiu dominava o oceano. Reinando em lugares como Europa, África, Américas e Austrália, o megalodon se destacou por seu enorme tamanho.

Medindo impressionantes 18 metros de comprimento, o animal marinho contava ainda com 250 dentes serrilhados que podiam alcançar até 18 centímetros. Muito de debate sobre o tubarão pré-histórico, seu estilo de vida, habitat e motivos por trás de sua extinção. Até mesmo teorias da conspiração de que ele ainda esteja vivo circulam pela internet.

Encontrar qualquer parte de um fóssil de megalodon é algo visto como uma descoberta valiosa. Brayden Drew, de apenas cinco anos, teve sorte ao se deparar com um dente da espécie em seu aniversário, no dia 20 de maio de 2021.

Réplica da boca do tubarão em museu nos EUA / Crédito: Wikimedia Commons

Descoberta valiosa

O garoto estava passeando por uma praia em Myrtle Beach, na Carolina do Sul, Estados Unidos, quando se deu conta de um objeto preto estranho que lhe chamou atenção na areia. A mãe, Marissa Drew, o autorizou a pegar o item que tinha aproximadamente 10 centímetros — quase do tamanho de sua mão.

Por ter vivido nas profundezas do oceano, é difícil encontrar fósseis de megalodon; jamais nenhum esqueleto completo foi analisado por especialistas. Seus dentes, porém, são a maneira mais utilizada para conduzir estudos que revelaram tudo que sabemos hoje sobre o tubarão, isso porque, eles são mais ‘comuns’ de serem encontrados em áreas costeiras.

Assim, a família de Brayden rapidamente entendeu a raridade do artefato. Marissa compartilhou imagens de seu filho no Facebook com seu achado fascinante. A sorte de Brayden resultou no seu presente de aniversário inestimável.

O pequeno com o dente encontrado / Crédito: Divulgação/Facebook/Marissa Drew

A cor preta presente no dente é resultado de um processo conhecido como lixiviação, no qual o fosfato mineral presente do fóssil é extraído para as células dentárias ao longos dos séculos, conforme explicou Adam Smith, curador do Museu de Geologia Bob Campbell, nos Estados Unidos.

Em entrevista à Newsweek, repercutida pela revista Galileu, Drew disse que eles pretendem emoldurar o dente de megalodon para mostrar a todos a descoberta pré-histórica. Além disso, contou que seu marido “está determinado a continuar procurando outros dentes”.

Essa, no entanto, não foi a única vez que Brayden foi privilegiado ao encontrar por acaso artefatos do passado. “Ele encontrou uma enorme concha em Cancun há alguns anos. Então, acho que é de família”, disse Marissa.

O dente de megalodon na mão do garoto / Crédito: Divulgação/Facebook/Marissa Drew

Analisando o dente encontrado pelo pequeno Brayden, o estudante de doutorado que estuda megalodons na Universidade de Swansea, Jack Cooper, estimou como seria o animal a qual o dente pertencia em vida.

Além de se mostrar instigado com a descoberta, o pesquisador apontou que o tubarão ancestral media entre 10 e 12 metros. Ainda que não seja um dos maiores já documentados, é muito maior do que tubarões modernos.


+Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon:

Paleontologia - Volume 1, de Ismar de SouzaCarvalho (2010) - https://amzn.to/34AW7dN

Ascensão e queda dos dinossauros: Uma nova história de um mundo perdido, de SteveBrusatte  (2019) - https://amzn.to/2FMUQG7

The Princeton Field Guide to Dinosaurs 2e: Second Edition (Edição Inglês), de Gregory S.Paul (2016) - https://amzn.to/31sHZBj

Paleontologia de Vertebrados, por Valeria Gallo (2012) - https://amzn.to/3jdRniu

Dinos do Brasil, de Luiz E. Anelli (2018) - https://amzn.to/2YxMUPE

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W