Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bizarro

O controverso casamento de Jerry Lee Lewis com sua prima de 13 anos

O astro do rock foi chamado de ladrão de bebês pelos tabloides e assistiu sua carreira desmoronar durante o polêmico relacionamento

Pamela Malva Publicado em 04/09/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Myra, de 13 anos, sentada no colo de Jerry, de 23 - Wikimedia Commons
Myra, de 13 anos, sentada no colo de Jerry, de 23 - Wikimedia Commons

Lendas do Rock sempre tiveram seus nomes nas capas dos tabloides, seja por alguma polêmica, seja por novas conquistas. Elvis Presley, por exemplo, vivia na ponta da língua das pessoas, ainda mais quando se casou com Priscilla Beaulieu, de 14 anos.

O mesmo aconteceu com Jerry Lee Lewis, quando ele tinha 23 anos, em 1957. O artista já estava no topo das paradas e chamava atenção depois do fim de seu segundo casamento — que começou antes mesmo do primeiro divórcio ser finalizado.

Quase igual foi seu terceiro casamento. Jerry não apenas assinou o matrimônio antes do segundo divórcio sair do forno, como escolheu uma noiva singular. Daquela vez, a próxima esposa do cantor seria sua prima de terceiro grau, Myra Gale Brown, de 13 anos.

O casamento foi um alvoroço, o nome do casal não saía das páginas dos jornais e o relacionamento dos dois já era uma polêmica. Tudo piorou, no entanto, quando Jerry quis levar sua esposa, que era filha de JW Brown, primo de Lewis e baixista da banda, para sua turnê na Inglaterra.

Jerry e Myra na feira do condado, em 1957 / Crédito: Getty Images

Naquela época, Myra já falava sobre sua relação aos jornais. Em uma das entrevistas, pontuou: “minha geração (...) sempre teve em mente que a qualquer momento, qualquer dia, a vida chegaria ao fim. O que eu queria era um bebê nos meus braços, uma casa, um marido, uma cozinha para cozinhar, um quintal para criar rosas”.

Para ela, o relacionamento dos dois não representava nenhum problema. Coisa que, na cabeça dos britânicos, por exemplo, não fazia sentido. Os agentes de Lewis chegaram a aviá-lo que levar sua esposa de 13 anos para a turnê não seria bom para sua carreira, mas o astro não quis saber. “Se Myra não for, eu não vou", determinou.

Esperando que o casamento não fizesse tanto barulho, Lewis passou a dizer que Myra tinha 15 anos, ao invés de 13. Aos tabloides, ele dizia que, nos Estados Unidos, era comum que as pessoas se casassem ainda jovens. A mentira seguia bem e teria dado certo. Isso se Myra tivesse sido avisada.

“Se alguém tivesse me dito alguma coisa, eu poderia ter evitado isso (as polêmicas)”, disse a jovem, em uma entrevista. Ela, de fato, não sabia que seu marido estava mentindo sobre sua idade, então não conseguiu acompanhar a história.

Foi aí que a carreira de Lewis começou a ser atacada pela mídia britânica. De um lado, os tabloides chamavam o cantor de ladrão de berço e de bebês; do outro, o público lia sobre os dois e se revoltava, tanto contra o artista, quanto contra o relacionamento em si. Assim, depois de alguns poucos shows, a turnê foi cancelada.

De volta aos Estados Unidos, a equipe de Lewis — e ele próprio — pensava que as coisas voltariam ao normal. No entanto, após o fracasso na Inglaterra, os tabloides americanos decidiram por não deixar o cantor em paz também.

Os norte-americanos, no entanto, não criticavam apenas a idade de Myra, mas tiraram outro fato do baú. Eles lembraram que, nesse terceiro relacionamento, Lewis havia se casado novamente antes do segundo divórcio ser finalizado.

Ao mesmo tempo, um novo single de Jerry não facilitou em nada a situação. Chamada High School Confidential (Confidencial do ensino médio, em português), a música não tinha nada a ver com o relacionamento, mas as pessoas logo conectaram os pontos.

Jerry e Myla logo depois do casamento, em 1957 / Crédito: Wikimedia Commons

A carreira de Jerry sofreu mais ainda depois disso e cantor viu os preços de seus shows diminuindo de 10 mil dólares em uma noite, para 250 dólares na outra. Nesse momento, enquanto o público seguia fortemente anti-Lewis, o artista se casou mais uma vez com Myra, dessa vez em uma cerimônia legal.

O casal polêmico se separou apenas em 1970, após terem dois filhos — um morreu ainda criança, e outro administra a carreira do pai até hoje. Depois da separação tranquila, Myra e Jerry seguiram amigos.

Para Brown, o relacionamento dos dois era normal e, como ela mesma disse, o casamento apenas adquiriu um tom perverso e negativo por culpa da imprensa. Os primos continuaram amigos mesmo durante os outros quatro casamentos de Lewis.


+Saiba mais sobre o cantor através das obras abaixo

Jerry Lee Lewis. Sua Própria História, de Rick Bragg (2015) - https://amzn.to/3aIOp1N

Last Man Standing, de Jerry Lee Lewis (2007) - https://amzn.to/2uyjkNC

Jerry Lee Lewis & Friends (DVD) (2004) - https://amzn.to/36nfxQD

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W