Matérias » Família Real Britânica

O que aconteceu com a casa em que Elizabeth II nasceu?

Restaurante ou prédio comercial? Diversas teorias discutem a atual localização da propriedade em que a rainha veio ao mundo

Penélope Coelho Publicado em 02/01/2022, às 08h00

Elizabeth II em 2011 e letreiro na entrada do restaurante Hakkasan
Elizabeth II em 2011 e letreiro na entrada do restaurante Hakkasan - Getty Images

Em 21 de abril de 1926, Elizabeth Angela Marguerite Bowes-Lyon, mais tarde conhecida como Rainha Mãe, deu à luz sua primeira filha proveniente do casamento com o então duque de York. Naquele dia nascia Elizabeth Alexandra Mary, a rainha Elizabeth II.

Ao contrário do que muitos acreditam, contudo, a monarca não nasceu em um palácio real ou em um hospital. A soberana veio ao mundo em uma casa comum, no número 17 da Bruton Street, em Mayfair, Londres, na Inglaterra.

A falta de pompa tem uma explicação: quando nasceu, Elizabeth II não estava diretamente na linha de sucessão ao trono. O rei era seu tio Edward VIII. Entretanto, com sua abdicação, o pai de Lilibet passou a ocupar o cargo, sendo chamado de rei George VI.

95 anos depois de seu nascimento, o local onde a rainha nasceu ainda gera dúvidas e diversas teorias no Reino Unido. Entenda os motivos!

Rainha Elizabeth II e sua mãe / Crédito: Getty Images 

 

O fim

De acordo com reportagem publicada pela BBC, atualmente, a propriedade em que Elizabeth II nasceu não existe mais. Acredita-se que a casa tenha sido destruída em decorrência de ataques aéreos, durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

Arquivos nacionais, no entanto, contestam essa versão. Segundo documentos da Biblioteca Britânica, por exemplo, o local foi demolido antes mesmo do início da Guerra.

Conforme narra essa alternativa, é possível que o local tenha sido alvo do mercado imobiliário, sendo vendido para um grande escritório, já que, na época, o patrimônio arquitetônico local não era de interesse público.

Mistério do paradeiro atual 

De acordo com a publicação, muitos acreditam que a atual localização do número 17 da Rua Bruton seja o endereço de um prestigiado restaurante chinês chamado Hakkasan.

O estabelecimento, que funciona desde 2010, tem em sua porta a seguinte frase estampada:

Neste local ficava a casa do Conde de Strathmore e Kinghorne, onde Elizabeth Alexandra Mary Windsor, que mais tarde se tornaria Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, nasceu em 21 de abril de 1926.”
Fotografia do interior do restaurante Hakkasan / Crédito: Divulgação/Tripadvisor

 

Contudo, ainda existe a possibilidade de que um grande bloco comercial tenha sido estabelecido no local onde a rainha nasceu. Isso porque o trecho de um escritório fechado por tapumes no mesmo quarteirão leva ao endereço da casa.

Ainda segundo arquivos antigos e desenhos arquitetônicos, contudo, é possível que a casa em que Elizabeth II veio ao mundo tenha sido substituída por uma propriedade que hoje abriga um salão de automóveis.

Apesar do mistério e da imprecisão, toda essa localidade ainda está presente no inventário de uma família real, nesse caso, pertence à realeza de Abu Dhabi.  

Para especialistas, se a histórica casa em que a rainha nasceu ainda existisse, a propriedade poderia valer cerca de 5 bilhões de libras.


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio das obras disponíveis na Amazon:

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

A Brief History of the Private Life of Elizabeth II, Michael Paterson (2012) - https://amzn.to/394Qjsq

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018) - https://amzn.to/2T9uEuc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7