Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

O que aconteceu com o 'império' de Gianni Versace após sua morte brutal

Assassinado por um serial killer, o estilista italiano deixou um grande legado

Victória Gearini Publicado em 14/07/2020, às 21h13 - Atualizado em 07/02/2022, às 13h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de Gianni Versace - Openthedoor estúdio de animação (todos os direitos reservados)
Ilustração de Gianni Versace - Openthedoor estúdio de animação (todos os direitos reservados)

Giovanni Versace foi um grande designer de moda italiano durante a segunda metade do século 20.

Conhecido internacionalmente, inovou no ramo da moda e criou a sua própria marca de roupas, que foi nomeada com o seu sobrenome. No entanto, o famoso designer foi brutalmente assassinado, deixando império.

O império Versace 

Desde muito cedo, Versace demonstrou interesse pela moda. Quando jovem, trabalhou como aprendiz de sua mãe, Francesca, que tinha um negócio próprio de costura. No final da década de 60, mudou-se para a capital da moda italiana, Milão, onde passou a trabalhar para outras marcas famosas

No ano de 1978, Versace participou de seu primeiro desfile de moda, onde anunciou o lançamento da sua própria marca ao lado da sua irmã, Donatella.

Ambicioso e esperto, construiu um verdadeiro império dentro da indústria da moda e inovou técnicas de passarelas no final dos anos 80 e início dos anos 90. 

A moda de Gianni /Crédito: Openthedoor estúdio de animação (todos os direitos reservados)

Versace foi o pioneiro em um técnica conhecida como “super modelo”. Isto é, ele elevou o patamar das suas modelos preferidas e as transformou em celebridades, de modo que as pessoas não quisessem apenas comprar as roupas e acessórios de sua marca, mas quisessem tê-los por terem sido usados por celebridades. 

“Ele desenvolveu o gosto pela arte, teatro e música, que se fundiram em um conceito fashion, sexy e poderoso”, diz Laura Wie, especialista em História da Moda e idealizadora do projeto Moda com História.

Da princesa Diana a estrelas do rock, Gianni utilizou seus contatos mais influentes para divulgar à elite a sua ilustre marca. Mestre dos negócios, foi capaz de acumular uma fortuna avaliada em mais de US $ 500 milhões.

O império

A fama meteórica foi interrompida em 1997, quando o designer foi baleado na frente da sua própria casa pelo jovem gigolô Andrew Cunanan. Considerado um dos homens mais ricos da indústria da moda, Versace deixou um grande legado para trás.

Donatella, sua irmã, assumiu a dura responsabilidade de continuar com os negócios. Embora tenha demorado alguns anos para Donatella se estabelecer e alavancar novamente a marca de Versace, atualmente, ela conseguiu construir um império avaliado em 1,7 bilhão de dólares. 

Em seu testamento, Versace deixou, ainda, 50% da sua fortuna para sua sobrinha preferida, Allegra Versace, filha de Donatella.

Em 2004, quando completou 18 anos, a herdeira assumiu sua participação no império do tio. Além disso, tanto Allegra quanto seu irmão Daniel, herdaram a coleção de obras de arte de Versace.

Nos 24 anos sem o estilista, o site Aventuras na História, em parceria com Laura Wie e a Openthedoor estúdio de animação, lançou a animação ‘A moda poderosa de Gianni Versace’.

Confira abaixo o vídeo, com roteiro e narração de Laura Wie.