Matérias » Personagem

O que aconteceu com a fortuna de Marilyn Monroe após sua trágica morte?

Ganhando ainda mais depois de morta, um dos maiores nomes de Hollywood teve uma vida breve, no entanto, deixou uma boa quantia

Penélope Coelho Publicado em 13/07/2020, às 10h49

Marilyn Monroe em imagem colorizada
Marilyn Monroe em imagem colorizada - Divulgação/Klimbim

Em 5 de agosto de 1962, aos 36 anos a icônica Marilyn Monroe foi encontrada sem vida no bairro de Brentwood, em Los Angeles, após tomar uma grande quantidade de remédios para dormir. Uma verdadeira cena triste para Hollywood.

Quase 58 anos depois dessa trágica ocasião, a morte de Monroe ainda é motivo de curiosidade para os seus inúmeros fãs. Seu falecimento gera diversas hipóteses, até mesmo sobre um possível assassinato por parte dos Kennedy.

Teorias à parte, na época de sua morte a artista tinha uma fortuna pessoal avaliada em 10 milhões de dólares, de acordo com a lista divulgada pelo site Celebrity Net Worth. Mas afinal de contas, para quem Marilyn destinou o que sobrou de seu dinheiro?

Fotografia clássica de Marilyn Monroe / Crédito: Wikimedia Commons

 

Mesmo vivendo em lares adotivos e orfanatos, sem ter contato com seu pai e vendo sua mãe passar boa parte do tempo em instituições psiquiátricas, a atriz destinou uma parcela de seu dinheiro a um membro de sua família, que por muitos anos ela nem sabia que existia: uma meia-irmã.

Além disso, em seu testamento, o sex symbol de Hollywood decidiu deixar sua fortuna com pessoas que a conheceram de verdade. Uma delas foi a psicanalista de confiança da atriz, Marianne Kris. A mulher costumava ajudar Marilyn a enfrentar seus maiores problemas e foi imprescindível para que a artista passasse a se conhecer melhor.

Depois que Kris faleceu, o dinheiro que ela recebeu de sua famosa paciente teve um destino importante: parte de sua herança foi enviada para o Centro Anna Freud, em Londres — o local é conhecido mundialmente por seu trabalho feito para crianças com problemas de saúde mental. Algo que muitos acreditam que seria prontamente aprovado por Marilyn.

Pessoas de confiança

Contudo, a maior parte da fortuna da atriz foi destinada para seu treinador de atuação Lee Strasberg e sua esposa Paula. O casal serviu como uma espécie de família que a artista nunca teve. Além disso, antes de morrer a milionária afirmou que gostaria que seus pertences e roupas fossem divididos entre seus amigos e colegas.

Alguns anos depois, Paula faleceu e Lee se casou de novo. Quando o homem morreu, a herança deixada pela atriz ficou com a nova esposa de Lee, Anna Strasberg. Nessa ocasião, a fortuna póstuma da estrela cresceu ainda mais. Tudo aconteceu quando Anna decidiu contratar uma empresa para gerenciar o dinheiro que agora era dela — seu intuito era licenciar os produtos relacionados à Marilyn.

A partir desse momento diversas propagandas foram criadas, além de perfumes, roupas, quadros e vários objetos colecionáveis. Ao contrário do pedido feito pela atriz, suas roupas foram em sua maioria leiloadas, inclusive o vestido que a mulher usou para a festa de aniversário do presidente norte-americano, John F. Kennedy. A peça foi avaliada em 1 milhão de dólares.

Um objeto muito importante para a artista foi seu piano de cauda — uma das poucas coisas deixadas pela sua mãe. O item foi vendido para a cantora norte-americana Mariah Carey por mais de 600 mil dólares.

Fazendo dinheiro

Muitos anos depois, Anne vendeu o restante do patrimônio da atriz para uma empresa chamada Authentic Brands Group, o valor levantado chegou a ser estimado entre 20 e 30 milhões de dólares.

No ano de 2011, a fortuna de Marilyn Monroe foi avaliada como a terceira no ranking de celebridades que ganham dinheiro mesmo depois da morte. Naquele ano, a intérprete acumulou a quantia de 27 milhões de dólares, ficando atrás somente de Michael Jackson e Elvis Presley.


+Saiba mais sobre Marilyn Monroe por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Fragmentos: Poemas, Anotações Íntimas, Cartas, de Marilyn Monroe (2011) - https://amzn.to/2QA6UgD

Marilyn, de Norman Mailer (2013) - https://amzn.to/2wqNIex 

Norman Mailer/bert Stern. Marilyn Monroe (Edição Espanhol), de Norman Mailer e Bert Stern (2018) - https://amzn.to/2woaxPX

Uma Noite com Marilyn Monroe, de Lucy Holliday (2016) - https://amzn.to/2xY5JkvMy

Story (Edição Inglês), de Marilyn Monroe (2016) - https://amzn.to/2JaWi3s

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W