Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Ciência

O que diz a nova teoria sobre sonhos bizarros?

Na última sexta-feira, 14, uma interessante teoria sobre o tema foi publicada na revista Patterns

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/05/2021, às 14h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um menino encontra uma girafa gigante - Imagem de 4144132 por Pixabay
Um menino encontra uma girafa gigante - Imagem de 4144132 por Pixabay

Você certamente já se questionou algum dia sobre o porquê de sonharmos e, principalmente, qual a razão de termos sonhos tão bizarros às vezes. Seria uma atividade sem propósito ou haveria algum motivo para tamanha estranheza? Essas questões foram teorizadas por um estudo recentemente publicado na revista Patterns.

O responsável pela pesquisa, o neurocientista Erik Hoel, da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, apresentou em um comunicado a teoria que poderia explicar isso.

Teoria do cérebro superdimensionado

O cientista elaborou a chamada teoria do "cérebro superdimensionado" ou "superajustado", termo semelhante ao conceito de sobreajuste ou superajuste de máquinas.

 “Se você observar as técnicas que as pessoas usam na regularização do aprendizado profundo, verá que muitas vezes essas técnicas têm algumas semelhanças impressionantes com os sonhos,” disse Hoel.

Uma mulher dorme sobre uma cama  / Crédito: Imagem de Free-Photos por Pixabay

Explicando a teoria

Conforme explica o pesquisador, durante o treinamento de uma inteligência artificial, cientistas adicionam um determinado "caos" aos dados para que aquela tecnologia tenha contato com informações para além das previamente processadas. Isso serve para que a máquina aprenda a lidar com situações inesperadas.

Segundo Hoel, o mesmo ocorreria com os seres humanos. Para ele, os sonhos podem ser uma forma que nosso cérebro encontrou para nos apresentar experiências caóticas e, desta maneira, aprendermos a lidar com ocorrências inesperadas de nosso cotidiano.

“É a própria estranheza dos sonhos, que difere da experiência de quando estamos acordados, o que lhes confere sua função biológica”, afirmou.

Uma menina se balança sobre os prédios de uma cidade grande / Crédito: Imagem de Kinkate por Pixabay

"A vida é entediante às vezes. Os sonhos existem para impedir que você se ajuste demais ao modelo do mundo", acrescentou o autor do estudo.

Evidências

De acordo com Hoel, há evidências científicas que corroboram sua tese. Uma pesquisa afirma que uma maneira de provocar um sonho é realizar uma mesma tarefa repetida vezes enquanto acordado.

A reação de nosso cérebro é, prontamente, criar uma fantasia durante o sono sobre aquela atividade, da mesma forma que os cientistas fazem com inteligências artificiais.

Um homem surfa em meio a tubarões gigantes / Crédito: Imagem de Stephan Keller por Pixabay

O neurocientista defende que é possível testar sua teoria com testes comportamentais, os quais deveriam encontrar diferenças entre o "ajuste" realizado por nosso cérebro, o processo de memorização e o efeito da privação de sono.

Sonhos artificiais

Para Hoel, outros fatores externos, como as séries de televisão que as pessoas costumam assistir, poderiam agir como "substitutos" dos nossos sonhos. Por esse motivo, ele acredita na possibilidade de se desenvolver maneiras de reduzir os efeitos da privação de sono.

"Obviamente, há um número incrível de teorias sobre o porquê de sonharmos", disse o pesquisador. "Mas eu queria chamar a atenção para uma teoria dos sonhos que leva o sonho muito a sério – que diz que a experiência dos sonhos é a razão de você estar sonhando."

Leia o comunicado completo aqui.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

O livro da psicologia, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/39pOKXl

Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia, de Ana Mercês Bahia Bock, Maria de Lourdes T. Teixeira e Odair Furtado (2018) - https://amzn.to/3oCxq7W

Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso, de Mark F. Bear, Barry W. Connors e Michael A. Paradiso (2017) - https://amzn.to/3qecULf

Princípios de Neurociências, de Eric R. Kandel (2014) - https://amzn.to/2LKnQS4

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W