Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Religião

Entenda a origem do feriado de Corpus Christi

A criação da celebração dos cristãos envolve uma visão de um freira; confira

Redação Publicado em 20/06/2019, às 08h00 - Atualizado em 07/06/2023, às 16h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tapete de Corpus Christi em  Coronel Fabriciano, Minas Gerais, Brasil - Wikimedia Commons, HVL
Tapete de Corpus Christi em Coronel Fabriciano, Minas Gerais, Brasil - Wikimedia Commons, HVL

O feriado de Corpus Christi celebra o sacramento da eucaristia, o ritual de consumir o corpo de Cristo (daí o nome) na forma da hóstia (ou pão nas igrejas protestantes) e também seu sangue, o vinho. Pelo relato dos evangelhos, a eucaristia foi estabelecida pelo próprio Jesus Cristo, na Última Ceia.

É um importante dogma católico que o pão se transforma milagrosamente na real carne de Jesus, o milagre da transubstanciação (ainda que seja em "essência", não matéria - é complicado). 

A eucaristia é um rito cristão universal, com algumas variações no conteúdo - a hóstia pode ser pedacinhos de pão e o vinho, suco de uva em algumas denominações protestantes, que podem chamá-la simplesmente de "ceia". O Corpus Christi, porém, é exclusivamente católico - não é celebrado por ortodoxos orientais nem protestantes. 

A maioria dos feriados religiosos tem datas e origens óbvias - Natal é o dia do nascimento de Jesus, Páscoa, sua ressurreição, o dia de Nossa Senhora Aparecida, quando a imagem foi encontrada no rio, dias dos santos celebram o dia de sua morte. Corpus Christi é bem mais complicado.

Sempre na quinta-feira

O feriado cai sempre na primeira quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, é uma semana após o Pentecostes. Esse celebra a ocasião em que, como relatado no livro dos Atos dos Apóstolos, os apóstolos receberam a visita do Espírito Santo e falaram em línguas estrangeiras.

O Pentecostes é o 50º dia após a Páscoa. Corpus Christi é o 60º. Cai na quinta também porque foi numa quinta em que aconteceu a Última Ceia.

A origem está em 1243 em Liége, na Bélgica. Tudo começou quando a freira Juliana de Cornion afirmou que havia tido visões em que Cristo lhe mostrava o desejo de que a eucaristia fosse comemorada em grande forma. Nessas visões, a lua cheia aparecia com uma mancha preta no meio, indicando a ausência da celebração.

Após levar o caso para o bispo local, a comemoração foi inserida em sua diocese. Em 1258, o Papa Urbano VI tomou conhecimento do relato da freira e fez com que a celebração fosse festejada universalmente. Pediu para que São Tomás de Aquino elaborasse leituras e textos litúrgicos (que ainda são utilizados).

A famosa procissão que marca a comemoração do evento com a hóstia sendo carregada foi criada em 1274, mas só ganhou a forma atual no século 17, quando se tornou um grande cortejo.

O Corpus Christi é obrigatório para os católicos. Daí ter se tornado feriado em 1961. evento marcado por uma pequena procissão que saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio até a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Brasília.

O costume enfeitar as ruas com enormes tapetes coloridos, que representam a imagem de Jeus e outras figuras religiosas, surgiu em Portugal. As cores vivas formadas com serragem de café, borra de café, flores e outros elementos.