Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Blonde

O que é verdade sobre o relacionamento entre Marilyn Monroe e John F. Kennedy?

Com cena fictícia do filme 'Blonde', uma suposta relação do presidente com Monroe é pautado por décadas

Redação Publicado em 09/10/2022, às 11h44 - Atualizado em 27/10/2022, às 09h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem contendo Marilyn Monroe e John F. Kennedy - Divulgação / Klimbim / Domínio Público
Montagem contendo Marilyn Monroe e John F. Kennedy - Divulgação / Klimbim / Domínio Público

O filme 'Blonde', retratando a vida do símbolo do cinema norte-americano Marilyn Monroecom base no romance homônimo de Joyce Carol Oates, chama atenção pela abordagem de assuntos delicados da trajetória da atriz, como o boato do relacionamento dela com o ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy.

Na produção da plataforma de streaming Netflix, o chefe de estado é interpretado por Caspar Phillipson, que protagoniza uma cena sobre uma suposta relação que se iniciou no aniversário do político em 1962. Mesmo sem a citação direta de JFK, as características enaltecidas na produção fazem referência direta.

Contudo, os fatos sobre os poucos encontros conhecidos da loira com o presidente não apontam certeza sobre o relacionamento ou sobre o episódio abusivo de JFK na cama com a artista, conforme ilustrado na obra. Também não há registros oficiais sobre o suposto aborto que Monroe teria feito de um filho do político. Ou seja, a cena, assim como grande parte do filme, não passa de ficção.

O que já foi relatado

Na época, era comum que estúdios de cinema ordenassem abortos para manter atrizes no quadro de empregados. Contudo, a cena onde ela é levada por agentes do serviço secreto estadunidense para a realização do procedimento é um dos pontos inconsistentes da história. 

O único registro oficial de ambos juntos foi feito por Cecil William Stoughton, na época fotógrafo oficial da Casa Branca, que fotografou ambos em Nova York junto de Robert Kennedy, então procurador-geral dos EUA, conversando em um salão, como informa o portal Cinebuzz.

Naquela ocasião, inclusive, Marilyn protagonizou um dos momentos mais comentados de sua carreira ao esbanjar sensualidade na interpretação da canção ‘Happy Birthday to You’ (‘Parabéns para você’, em tradução livre), durante o aniversário do político.

Entretanto, Ralph Roberts, amigo pessoal de Marilyn, revelou em depoimento destacado na biografia de Donald Spoto que um encontro casual entre os dois ocorreram. O biógrafo James Spada acrescenta lenha na fogueira, afirmando que, além de JFK, a loira chegou a ter um encontro com o irmão do presidente, Bobby Kennedy, fator que chegou a causar uma disputa de ciúmes. No entanto, a suposta relação entre os dois continua sendo mais um grande boato de Hollywood.