Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / México

O que estaria por trás da assustadora queda de pássaros no México?

Centenas de animais caíram repentinamente pelas ruas de uma cidade

Redação Publicado em 22/02/2022, às 17h31

Registro dos pássaros caindo - Divulgação / YouTube / Guardian News
Registro dos pássaros caindo - Divulgação / YouTube / Guardian News

Centenas de pássaros de cabeça amarela foram filmadas enquanto caiam do céu na cidade mexicana de Cuauhtémoc, no norte do país americano.

Ainda não se sabe a exata causa da queda dos animais, mas o episódio insólito tem sido atribuído a uma fuga de pássaros de porte maior, que poderiam ser predadores dos animais voando para escapar da possibilidade de se tornarem presas. 

Crédito: Divulgação/Vídeo/YouTube 

Cena insólita

O vídeo que fez o primeiro registro do acontecimento foi retirado de uma câmera de segurança, e mostra os pássaros caindo em telhados de casas. Em outro vídeo, de pouco tempo depois, podemos ver carcaças da mesma espécie dos pássaros do primeiro, espalhadas por diversas ruas da cidade mexicana de Cuauhtémoc.

Crédito: Divulgação/Vídeo/YouTube 

O incidente teria ocorrido, de acordo com veículos locais, no dia 7 de fevereiro, e os pássaros nos vídeos, segundo o The Guardian, são naturais da América do Norte, podendo vir tanto dos Estados Unidos quanto do Canadá, e apenas migrando para o México, que está ao sul, durante o inverno, buscando por calor.

Em uma entrevista a um dos jornais locais, o El Heraldo de Chihuahua, um veterinário da cidade disse que a causa do acidente envolvendo centenas de pássaros pode ter vindo de possíveis níveis elevados de poluição, provenientes do uso de aquecedores e agrotóxicos, assim como também o frio reportado na área. Ele também disse que os pássaros podem ter sido eletrocutados por fios elétricos. Contudo, existe outra possibilidade.

Ameaça?

Em depoimento ao The Guardian, Richard Broughton, um ecologista do Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido, disse que, apesar de não ter visto imagens do possível predador dos pássaros, acredita que o incidente foi causado por um pássaro maior.

Ou seja, um predador natural, ele também acrescenta que um predador poderia fazer com que os pássaros voassem em espiral e fossem até o chão. 

Isso parece ser algo feito por um predador como um falcão ou um gavião que estava caçando um bando, como eles fazem com esturnídeos, e então os pássaros caíram, já que o passaredo foi forçado a voar baixo”, disse o ecologista.

Richard Broughton ainda completou a sua fala, dizendo que “você pode ver que eles agem como uma onda de início, como se eles estivessem sendo jogados de cima.”

Crédito: Divulgação/Vídeo/YouTube 

Rota de fuga?

Alexander Lees, um professor de Biologia e Restauração na Manchester Metropolitan University, concordou com Broughton, reforçando que, apesar de ter visto apenas um vídeo e não ter tido a chance de ver um exame toxicológico, disse que “a causa mais provável é o bando ter voado assim para evitar um predador” e então caindo. 

O professor da Manchester Metropolitan University também falou de uma das possibilidades que haviam sido listadas pelo veterinário de Cuauhtémoc, explicando que: "Sempre há uma resposta que pode culpar os poluentes, mas colisões vindas da infraestrutura também podem ser bem comuns. Em um bando grande de pássaros, eles estão voando enquanto fazem movimentos que são passados pelo pássaro da frente, e não estão interpretando o que acontece aos arredores, então incidentes como este acontecem eventualmente.”

Confira um vídeo do ocorrido abaixo: