Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bizarro

O que explica a 'chuva' de peixes nos EUA?

O curioso episódio chamou atenção da população local de Texarkana, no Texas, no final de 2021

Wallacy Ferrari Publicado em 05/01/2022, às 13h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos peixes encontrados no solo da cidade texana - Divulgação/Youtube/ArkLaTex Homepage
Um dos peixes encontrados no solo da cidade texana - Divulgação/Youtube/ArkLaTex Homepage

Durante a última semana de 2021, especificamente no dia 29 de dezembro, os munícipes do condado norte-americano de Texarkana, no Texas, observaram um curioso fenômeno partindo dos céus; uma ‘chuva de peixes’ teria arremessado dezenas de animais aquáticos para diversos pontos em solo na região urbana, incluindo trechos tomados por áreas residenciais.

Publicado pela página oficial da própria prefeitura da cidade no Facebook, a legenda ironizava uma fotografia de um peixe atirado em um gramado: “2021 realmente está entregando todos os seus truques… incluindo chover peixes em Texarkana hoje. E não, isso não é uma piada", esclareceu a publicação

Nos comentários, moradores contribuíram com testemunhos e ainda compartilharam outras fotografias de peixes que pegaram ou encontraram nas imediações de suas residências durante a suposta chuva.

Contudo, o fenômeno não é inédito na região onde os peixes foram localizados, tendo detalhes sobre o curioso episódio explicados pelo órgão oficial.

Explicação científica

O comunicado da prefeitura confirmou o termo “chuva animal”, mas não como você provavelmente imagina. O fenômeno ocorre quando pequenos animais aquáticos como sapos, caranguejos e peixes pequenos são “arrastados por trombas ou correntes de ar que ocorrem na superfície da Terra", sendo levados através de nuvens cheias de água.

A corrente de ar e até possível formação de tornado possibilita a formação das trombas d’água que carrega os animais leves através de uma tempestade, os atirando aleatoriamente para os lados, conforme o fluxo de ar e água. Dessa maneira, os peixinhos se espalham pela região partindo desta nuvem, como se fossem gotas de chuva.

Por varrer pequenos animais, não apenas peixes podem ser arremessados, como outras criaturas molhadas, como um tornado de vermes que atingiu a pequena cidade de Hoboken, em Nova Jersey, em março do mesmo ano, tomando o chão da cidade com centenas de pequenas minhocas com aspecto viscoso ao redor do corpo.