Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Religião

Um dos maiores enigmas da história: O dilúvio realmente aconteceu?

Presente nas crenças gregas, hindus, chinesas, maias e hebraicas, a enorme inundação apresenta mistérios até hoje

Redação Publicado em 29/10/2019, às 10h09 - Atualizado em 20/08/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa do dilúvio - Divulgação/ Pixabay/ pixundfertig
Imagem meramente ilustrativa do dilúvio - Divulgação/ Pixabay/ pixundfertig

Em seus textos, tanto a Bíblia quanto o Corão dizem que foi no Monte Ararat, na Turquia, que a Arca de Noé encalhou ao fim do dilúvio que havia coberto os picos mais altos do mundo. Era lá que James Irwin estava em meados de 1982.

Na época, ele acreditava estar na missão de sua vida. 11 anos antes, James havia caminhado na Lua, como um membro da expedição Apollo 15. Em suas expedições no monte turco, o astronauta profissional e arqueólogo amador não achou nada.

Não que a falta de provas sobre o episódio bíblico tenha tenha dissuadido outros pesquisadores de procurar por indícios do acontecimento. Em 2011, por exemplo, Donald Mackenzie, um mestre de obras escocês, perdeu a vida atrás da mesma arca.

O topo do Everest ser coberto de água e todas as espécies terrestres caberem num barco não é uma hipótese levada a sério por historiadores contemporâneos.

Além disso, o dilúvio bíblico é possivelmente um plágio: já no século 17 a.C., os sumérios escreviam sobre os deuses tentando acabar com o mundo com chuvas, para um homem ser avisado por outro deus, construir um navio e sobreviver. Mitos semelhantes existiam entre gregos, hindus, chineses e até maias. Afinal, de onde veio isso?

Ao menos no caso dos povos do Oriente Próximo, há uma teoria relativamente firme. Em 1996, geofísicos da Columbia University (EUA) propuseram que, há 7.600 anos, o Mar Negro, até então um lago de água doce, foi invadido pelo Mar Mediterrâneo, cujo nível vinha subindo por mudanças climáticas.

Uma cachoeira 250 vezes mais potente que as cataratas do Iguaçu se formou, forçando os moradores a fugir. O episódio teria sido transmitido oralmente por milênios.

A teoria foi contestada por muitos geólogos, que acreditam que a subida tenha sido gradual. Uma compilação de estudos por um grupo de cientistas da Bulgária, em 2016, concluiu que a subida levou no máximo 40 anos. Nem tão gradual, nem tão legendária.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Como A Igreja Católica Construiu A Civilização Ocidental, de Thomas E. Woods Jr. (2017) - https://amzn.to/2ya3872

Cartas à igreja, de Francis Chan (2019) - https://amzn.to/3b1iBFk

Box Heróis da Igreja, de Al Truesdale (2020) - https://amzn.to/3cdOQ4l

O livro das religiões, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/3c2VJFe

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W