Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Hollywood

O segredo de Loretta Young: por anos, a atriz de Hollywood escondeu que filha adotiva, na verdade, era biológica

A estrela confessou para a nora, aos 85 anos, a triste verdade que guardou durante a vida

Vanessa Centamori Publicado em 22/03/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Loretta Young - Wikimedia Commons
Loretta Young - Wikimedia Commons

Loretta Young, vencedora do Oscar de Melhor Atriz pelo filme Ambiciosa (1947), viveu uma vida bem conturbada, acabando por ter uma filha fruto de um estupro. O público pensou por muito tempo que a criança era adotada. Mas a verdade veio tona três meses após a morte da artista, com a publicação de uma biografia não autorizada sobre a trajetória dela.

O livro é Forever Young: The Life, Loves, and Enduring Faith of a Hollywood Legend. Lançado no ano 2000, a obra retrata como Young teria vivido um affair com Clark Gable, que era casado na época. 

Mas acontece que não era um caso consensual —  foi, na verdade, uma agressão sexual. O estupro ocorreu durante as rodagens do lendário filme de 1935, O grito da selva. Protagonizado por Clark Gable e Loretta Young. Ambos estavam dentro de um comboio, voltando para Los Angeles. 

Em 2015, Linda Lewis, nora da atriz de Hollywood, afirmou em entrevista ao site Buzzfeed que Clark Gable (1901-60) havia estuprado Young. Lewis ainda disse que Loretta só conseguiu falar sobre o ocorrido quando tinha 85 anos de idade. 

Loretta Young e Clark Gable em 'O grito da selva', de 1935 / Crédito: Divulgação

Young conseguiu reconhecer o abuso quando estava assistindo um programa de TV sobre violações sexuais. Ela então só entendeu que Clark Gable a havia abusado sexualmente, quando perguntou sobre o termo date rape ( do inglês, estupro cometido por um conhecido da vítima). 

Ao descobrir o que a terminologia significava, a atriz teria dito: "É o que aconteceu comigo e Clark". A artista então contou tudo aquilo à nora. E a estrela ainda revelou que Judy Lewis, a filha que ela teve com o ator de E o vento levou (1939), foi concebida do estupro. 

Judy Lewis, filha de Loretta Young / Crédito: Wikimedia Commons 

Judy faleceu aos 76 anos de idade, em 2011, e só ficou sabendo que Gabbe era seu pai após ele morrer, em 1960. Judy tinha cinco anos quando sua mãe se casou com Tom Lewis, um produtor de rádio, de quem ela adotou o sobrenome. Gable nunca reconheceu a filha, mas era visível uma semelhança física entre ambos. 

Mas como por tantos anos Loretta Young conseguiu manter a história da filha em segredo? o que aconteceu foi que a atriz era uma católica fervorosa e escondeu a gravidez o máximo que pôde. Abandonou a filha em um orfanato por um tempo. E depois, para simular uma adoção, voltou para buscá-la antes da criança completar dois anos de idade. 

O abuso sexual sofrido por Loretta Young ocorreu quando ela tinha apenas 22 anos de idade e Clark Gable, 30. O trauma acarretado do episódio fez com que ela mantivesse o segredo acerca da filha até a sepultura. A nora de Young só resolveu contar aquela informação sigilosa quando tanto a atriz, quanto Gable, já haviam morrido. 

O ator Clark Gable / Crédito: Wikimedia Commons

Em um livro de memórias de 1994, chamado Uncommon knowledge, a filha ilegítima de Loretta Young conta que já foi visitada pelo pai quando tinha 15 anos. Na época, ela não sabia que ele era seu pai. Os dois trocaram algumas palavras e ao se despedir, Gable beijou-a na testa. Judy nunca mais voltou a vê-lo.

Quando a moça completou 31 anos, ela tentou questionar a mãe, Loretta Young. Mas ela teria solicitado que a filha permanecesse em silêncio. Dessa forma, Young continuou negando ao público que Gable fosse o pai de Judy.


+Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon

Eavesdropping: Loretta Young talks about her Movie Years, de Edward Funk ( 2015) - https://amzn.to/3beVIxU

Os Mais Famosos Atores de Hollywood: 1940 a 1960 - Parte 2: Gary Cooper, Gregory Peck, Henry Fonda, Humphrey Borgart, James Stewart, John Wayne e outros, de Americo Luis Martins da Silva ( 2019) - https://amzn.to/3cBUZYS

As Mais Famosas Atrizes de Hollywood: 1940 a 1960 - Parte 1: Audrey Hepburn, Ingrid Bergman, Grace Kely, Debora Kerr, Ava Gardner, Claudette Colbert e outras, de Americo Luis Martins da Silva ( 2019) - https://amzn.to/2TuO24E

O que é o cinema?, de por André Bazin e Eloisa Araújo Ribeiro ( 2018) - https://amzn.to/2TJssrR

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du