Matérias » Cultura

Obra resume história do Brasil desde a chegada dos portugueses até o começo do século 21

Lançado pelo selo Crítica, da Editora Planeta, Um país chamado Brasil apresenta um panorama da história brasileira

Redação Publicado em 22/11/2021, às 12h07

Imagem da capa da obra // Chegada dos portugueses
Imagem da capa da obra // Chegada dos portugueses - Divulgação/Crítica e Wikimedia Commons

Lançado pelo selo Crítica, da Editora Planeta, Um país chamado Brasil apresenta um panorama da história brasileira, oferecendo uma ampla visão de nossa formação política, econômica e cultural. O desafio de sintetizar cinco séculos de história em uma publicação inédita é do historiador e comentarista Marco Antonio Villa. 

“Não é uma tarefa fácil escrever um livro que englobe mais de cinco séculos de história. É inevitável para o historiador a escolha – que não é aleatória, mas que está relacionada com a perspectiva do projeto – de momentos em que eu, como autor, considerei mais importantes para compreender o processo histórico do Brasil. E o desafio da concisão esteve presente em cada página”, escreve na apresentação. 

Ao longo da publicação, Villa retrata um Brasil plural, com suas contradições, acertos e erros, e distancia-se do anacronismo que compromete a compreensão do processo histórico brasileiro. Tudo isso sem perder de vista as transformações que ocorreram no mundo ao longo desses 500 anos, cujos desdobramentos tiveram impacto por aqui. 

O autor parte da Europa, com a expansão marítima portuguesa, até chegar ao governo de Fernando Henrique Cardoso, o último do século XX. Apesar da narrativa não abordar fatos a partir da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, o livro levanta pontos do passado que ecoam fortes no presente, sobretudo no que diz respeito aos dilemas políticos vividos na atualidade. 

Com trinta anos de experiência no campo da docência e da pesquisa em história, Villa combina uma vasta bibliografia, associando autores clássicos à historiografia brasileira contemporânea. 

O autor escreve em linguagem simples e didática sem abandonar o rigor científico. A publicação destina-se, portanto, a todos os públicos, do leigo ao intelectual; basta interessar-se em conhecer fatos que marcaram o passado do país.


Um país chamado Brasil: A história do Brasil do descobrimento ao século XXI, Marco Antonio Villa, 2021 - https://amzn.to/3HDJdg5

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W