Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Nazismo

Odd Frantzen, o jogador norueguês que “forçou” Hitler a deixar um estádio de futebol

Herói da seleção da Noruega, Frantzen derrotou a Alemanha nos jogos de Berlim, antes da Segunda Guerra Mundial

Joseane Pereira Publicado em 20/12/2019, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O jogador Odd Frantzen - Arquivo Pessoal
O jogador Odd Frantzen - Arquivo Pessoal

Em 1936, nos Jogos de Berlim, a grandiosa Alemanha enfrentava a seleção da Noruega sob o olhar da cúpula nazista. Entre os 55 mil espectadores do estádio, Adolf Hitler estava no camarote de honra, aguardando a esperada vitória em seu primeiro jogo de futebol como Fuhrer. Entretanto, a situação não sairia como esperado.

Jogadores nórdicos

Junto a Hitler, estavam Joseph Goebbels, Rudolf Hess e Hermann Goring, o mais alto escalão do terceiro Reich. A ideia era repetir vitórias anteriores nessas quartas de final, e jogar com o time de uma Noruega ainda empobrecida parecia uma ótima ideia.

Entretanto, a vitória tão desejada acabou não acontecendo. Dois gols do time nórdico obrigaram os nazistas a abandonar o estádio antes do final da partida, devido à humilhação daquele 0 a 2. E a estrela do jogo foi o ponta direita Odd Frantzen, de 23 anos, que jogava pela primeira vez na seleção de seu país.Assim, os jogadores nórdicos compartilharam a medalha em 1936, deixando marcado esse evento heroico que infelizmente ficou inseparável da ocupação alemã da Noruega, ocorrida quatro anos depois.

Entretanto, se marcou o jogo ficando famoso por “expulsar” os nazistas com sua performance, Odd Frantzen não teve uma vida muito promissora. “Foi um herói que passou a vida à sombra da sociedade por ser operário, por seu vício no álcool e por um acidente trabalhista. As pessoas não queriam associar a vitória a um alcoólatra, e preferiam heróis de vida simples e decente”, afirmou ao jornal El País o jornalista Solve Rydland, autor de uma reportagem sobre o ídolo.

Com a carreira interrompida pela guerra, Frantzen acabou se afundando no álcool e, aos 61 anos, em outubro de 1977 ele acabou falecendo nas mãos de um homem de 25 anos, que invadiu sua casa à procura de álcool e acabou matando-o a chutes.


+Saiba mais sobre Adolf Hitler através das obras abaixo:

Hitler, de Ian Kershaw (2010)

link - https://amzn.to/2ZaaCR8

A mente de Adolf Hitler: O relatório secreto que investigou a psique do líder da Alemanha nazista, de Walter C. Langer

link - https://amzn.to/36XRHMe

O Carisma de Adolf Hitler, de Laurence Rees

link - https://amzn.to/2Mdi4pt

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.