Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Danny Yu Chang, o idoso asiático vítima de um espancamento em San Francisco

As inúmeras agressões aconteceram enquanto o homem caminhava em uma calçada durante o início deste mês

Redação Publicado em 22/03/2021, às 16h00 - Atualizado em 23/03/2021, às 08h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Danny, antes e depois das agressões - Divulgação
Danny, antes e depois das agressões - Divulgação

Os discursos de abordagem racial inflamada do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não foram embora junto ao seu mandato; pelo contrário, um relatório divulgado pela instituição norte-americana Stop AAPI Hate registrou pelo menos 3.795 ataques de ódio contra pessoas de ascendência asiática no país desde o início da pandemia, quando a OMS decretou pandemia em 11 de março de 2020, até 28 de fevereiro de 2021, data final da análise.

Um curioso fato, no entanto, atribui 1.691 destes casos somente ao estado da Califórnia, correspondendo a uma parcela de 44% dos registros anti-asiáticos. Afunilando ainda mais os dados, 700 deles ocorreram especificamente na Bay Area — região da baía de São Francisco e uma parte do litoral californiano. Compondo esses dados, um residente da Bay Area também sofreu com a onda xenofóbica.

Nascido nas Filipinas, Danny Yu Chang se mudou para a ensolarada região no ano de 1999, quando encontrou um trabalho como agente de viagens e pôde sustentar os quatro filhos à distância. No entanto, sua origem e características comuns serviram de alvo durante o mês de março de 2021, como descreveu em reportagem o jornal San Francisco Chronicle.

Em foto postada pela filha, Danny é atendido em ambulância / Crédito: Divulgação / Danny Yu Chang

Como aconteceu

Em 16 de março de 2021, ele caminhava próximo a um mercado, por volta das 14h do horário local. Sem nenhum aviso prévio, o homem de 59 anos começou a sentir um forte impacto nas costas, seguido de diversos golpes pelo corpo. Após cair abruptamente na calçada, sofreu com mais socos e pisadas de maneira rápida, sem conseguir identificar o agressor.

Danny foi deixado no local sem socorro, sendo observado por outras testemunhas, que chamaram o serviço de emergência para analisar o senhor desacordado e repleto de sangue pela cabeça e torso. Em decorrência dos ferimentos, está inabilitado de enxergar com o olho esquerdo, além de ficar irreconhecível com os inchaços.

O suspeito do crime é um rapaz de 32 anos chamado Jorge Devid-Milton, que foi identificado pela polícia local horas depois, sendo preso preventivamente para prosseguimento das investigações sobre os motivos do ato, sem confirmar se houve crime de ódio, como informou a emissora de TV norte-americana NBC.

Caption

Ataque injustificável

Mesmo com a prisão do suspeito, Yu Chang não consegue sair de casa, como informou ao San Francisco Chronicles; com o auxílio da filha, tem sido acompanhado para avaliação dos danos físicos causados pelo ataque surpresa. Com ela, também abriu uma campanha de arrecadação pela internet, buscando levantar 50 mil dólares.

Na página do GoFundMe.com, ele mostra os estragos causados e as manchas de sangue no local onde foi espancado, implorando para que a meta seja alcançada e, com esse dinheiro, consiga custear a conclusão da recuperação e, principalmente, sair da Bay Area. A meta não apenas foi alcançada em três dias, mas Danny conseguiu 30 mil dólares a mais do que o solicitado.

Ainda na entrevista, ele explicou que não se sente bem no estado: “Nada é seguro aqui na Califórnia, especialmente para os idosos. [...] Todo esse ódio aos asiático-americanos, não sei por que está acontecendo, mas tem que parar".


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Racismo Estrutural, de Silvio Almeida (2019) - https://amzn.to/2zlTBe8

Racismo Recreativo, de Adilson Moreira (2019) - https://amzn.to/3e72abq

Escravidão, de Laurentino Gomes (2019) - https://amzn.to/37n5OLI

Liberdade por um fio, de Vários autores (1996) - https://amzn.to/2O0tmyA

Criminologia do preconceito, de Evandro Piza Duarte e Salo de Carvalho (2017) - https://amzn.to/2A4yTiU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W