Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Esporte

Olimpíadas do passado: Conheça 10 modalidades da Antiguidade

Muito antes dos jogos de 1896, em Atenas, esportistas antigos já lutavam, corriam e atiravam dardos em busca de medalhas

Redação Publicado em 27/07/2021, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Abertura das Olimpíadas da Bélgica, em 1920 - Getty Images
Abertura das Olimpíadas da Bélgica, em 1920 - Getty Images

Em meados de 1894, Pierre de Coubertin colocou em prática a sua ideia de que o esporte poderia unir o mundo em um interesse em comum. Assim, fundou-se o Comitê Olímpico Internacional, que dali dois anos sediaria as primeiras Olimpíadas de Verão.

Entre os dias 6 a 15 de abril de 1896, então, a cidade de Atenas, na Grécia, recebeu atletas de 14 países, que iriam participar dos primeiros jogos olímpicos da Era Moderna. Cerca de 100 mil pessoas assistiram à abertura do tão esperado evento.

Quatro anos depois, as Olimpíadas atraíram ainda mais esportistas, que buscavam competir em modalidades inéditas, como croquet, golfe, vela e tênis. Antes deles, contudo, medalhistas da Antiguidade já lidavam com esportes bastante desafiadores.

Confira dez modalidades comuns nas Olimpíadas da Antiguidade:

1. Corrida

Nas primeiras 13 edições (até 728 a.C.), foi a única competição disputada. A corrida era o mais nobre dos esportes olímpicos da Antiguidade. Os atletas corriam nus dentro do estádio de Olímpia, que tinha formato de U e capacidade para 45 mil pessoas.


2. Salto em distância

Fotografia de atleta realizando salto em distância / Crédito: Domínio Público

Prova muito charmosa (disputada ao som de flautas) e muito mais difícil do que na atualidade (os atletas competiam carregando halteres — barras com peso — nas mãos).


3. Pugilismo

Hoje popularmente chamado boxe, é um dos esportes mais antigos, representado pela figura de duas crianças num mural em Thera.


4. Pancrácio

Estátua representando o antigo Pancrácio / Crédito: MatthiasKabel/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Mistura de boxe e luta livre, na primeira vez em que foi disputado, o vencedor morreu estrangulado por seu oponente. Apesar disso (ou por isso) era considerado um dos mais dignos esportes da Antiguidade.


5. Pentatlo

De acordo com a mitologia, o inventor desta especialidade foi Jasão. Combinava cinco esportes (corrida, arremesso de disco, luta livre, salto em distância e lançamento de dardo).


6. Arremesso de disco

Robert Garrett lançando disco em Atenas, em 1896 / Crédito: Getty Images

Homero fala dele, pois era um esporte muito apreciado pelos gregos. Naquele tempo, já era uma modalidade muito parecida com o que é hoje. Inspirado nela, o escultor Myron criou uma das mais famosas obras de arte da Antiguidade, o 'Arremessador de Discos'.


7. Luta livre

Também foi citada pela primeira vez em um poema de Homero, e a luta atual mudou muito pouco em relação ao seu espírito inicial.


8. Lançamento de dardo

Mirela Manjani-Tzelili lançando um dardo na Espanha, em 1999 / Crédito: Getty Images

Diferenciado em ekebolon, no qual era avaliada a distância alcançada pelo arremesso, e stochastikon, quando o dardo tem de atingir um determinado alvo, era muito praticado pelos heróis da mitologia grega. Vale lembrar que "ekebolon" e "stochastikon" são palavras do grego antigo que não possuem tradução direta atual.


9. Corrida de bigas

Nela, os cavalos puxavam uma pequena charrete com um ou dois competidores. Era uma disputa clássica, mas o filme épico 'Ben-Hur', de 1959, a imortalizou com uma aura de barbarismo e heroicidade inigualáveis para qualquer outra competição.


10. Corrida de cavalos

Lis Hartel com seu cavalo nas Olimpíadas de 1952, na Finlândia / Crédito: Getty Images

Menos importante para a época, porque mulheres também praticavam (há quem diga que só no Heraea — suas olimpíadas, mas pode ser que não). De qualquer modo, era um esporte aristocrático, tanto quanto o turfe nos tempos modernos, e, como ele, também disputado em hipódromos e com várias modalidades.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

O algoritmo da vitória: Lições dos melhores técnicos esportivos do mundo para você aplicar em seu time, sua carreira e sua vida, de José Salibi Neto (2020 ) - https://amzn.to/2CqpUtJ

Psicologia do esporte, de Dietmar Samulski (2008) - https://amzn.to/2AVENUi

Fisiologia do Esporte e do Exercício, de W. Larry Kenney, David L. Costill e Jack H. Wilmore (2020) - https://amzn.to/315r0Wd

Esportes, de Daniel Tatarsky (2017) - https://amzn.to/3hMqrqb

História dos esportes, de Orlando Duarte Figueiredo (2004) - https://amzn.to/2YVFKnC

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W