Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Segunda Guerra

O cadáver que enganou Adolf Hitler

Inusitada Operação Mincemeat mudou os rumos da Segunda Guerra e inspirou filme da Netflix

Joseane Pereira Publicado em 16/11/2019, às 12h20 - Atualizado em 22/12/2022, às 16h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O líder nazista Adolf Hitler - Getty Images
O líder nazista Adolf Hitler - Getty Images

O tenente da Marinha britânica William Martin viajava de Londres para o norte da África em 1943 quando o avião em que estava caiu no mar, perto da costa da Espanha. Ele levava uma correspondência delicada: o local onde os Aliados invadiriam o sul da Europa.

Em poucos dias, os documentos estavam nas mãos dos alemães. O cadáver foi devolvido com todos os seus pertences, inclusive a carta que dizia que o destino da invasão era a Grécia. Os alemães reforçaram as defesas no país e continuaram acreditando que ali seria o local do desembarque, mesmo quando tropas aliadas começaram a aparecer na Sicília.

Operação Mincemeat

Martin, claro, era uma mentira. Foi um personagem inventado pela inteligência britânica na Operação Mincemeat: o corpo era de Glyndwr Michael, um rapaz que morreu envenenado na Inglaterra.

Cena do filme "O Soldado que Não Existiu"/ Crédito: Divulgação/ Warner Bros.

Assim que o Major Martin foi encontrado flutuando na costa da Espanha, em abril de 1943, as tropas de Francisco Franco foram acionadas. O ditador devia muito de sua vitória na Guerra Civil Espanhola a Adolf Hitler, portanto, é lógico que um cadáver com informações importantes sobre o desembarque dos Aliados fosse passado aos nazistas.

O major falsificado tinha nos bolsos cartas de sua noiva, bilhetes de passagem e inclusive contas a pagar. Mas o verdadeiro objeto de desejo dos alemães estava em uma maleta presa a seu corpo: um documento secreto que mostrava que as tropas britânicas iriam desembarcar na Grécia, e não na Sicília.

O cadáver foi depositado próximo à costa através do submarino HMS Seraph. E ao terem contato com a informação, as tropas de Hitler logo marcharam ao território indicado — a Inteligência Militar Alemã não acreditou piamente, é claro, mas não tinha condição de desperdiçar recursos após a derrota em Stalingrado.

Documento falso de William Martin /Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Conta-se que quando Winston Churchill foi informado da Operação Mincemeat, fumando um charuto em sua banheira, deu tanta importância ao plano que afirmou: "Se isso não der certo, vamos ter de pegar o corpo de volta e botá-lo para nadar de novo".

Adaptação da Netflix

Em abril deste ano, a Netflix lançou o filme 'O Soldado que Não Existiu', baseado na obra "Operation Mincemeat", do historiador Ben Macintyre, que retrata a curiosa história do cadáver usado na Operação Carne Moída, durante a Segunda Guerra Mundial. Veja o trailer!