Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Origem alienígena? Escultura artística? As pistas sobre o mistério dos monólitos

Descoberto nos Estados Unidos e na Romênia, os obeliscos misteriosos ficaram famosos por conta de conspirações de internautas

Giovanna de Matteo Publicado em 01/12/2020, às 15h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do obelisco misterioso - Divulgação/Instagram
Imagem do obelisco misterioso - Divulgação/Instagram

Era 18 de novembro, quando uma patrulha rodoviária de Utah, nos Estados Unidos, inspecionava o deserto. Poderia ser mais uma ronda comum, no entanto, eles se depararam com um curioso monólito - nome dado geralmente para objetos constituídos por um único bloco de pedra, mas que nesse caso, é constituído pelo metal - que apresenta mais de 3,5 metros de altura e estava instalado no meio da região desértica.

Depois das fotos do obelisco retangular de metal prateado serem divulgadas pelo Google, internautas do mundo todo começaram a conspirar a respeito do objeto, acreditando que poderia ter sido instalado por alienígenas, em uma espécie de "mensagem para a humanidade".

Em resposta ao caos que se criou na internet, o Departamento de Segurança Pública de Utah disse em nota que, independente do objeto ter 'origem extraterrestre' ou não, ele foi colocado ali ilegalmente.

"É proibido instalar estruturas ou arte sem autorização em terras públicas administradas pelo governo federal, não importa de que planeta você seja", indagou o comunicado oficial.

Após investigações a respeito da peça insólita e nove dias depois da descoberta, na noite da última sexta-feira, 27, a possível escultura desapareceu do local em que estava travado. Segundo o UOL, as autoridades dos EUA afirmaram que o item teria sido retirado do deserto sem conhecimento e sem nenhum aviso prévio.

Imagem do obelisco misterioso/Crédito: Utah Department of Public Safety

Em seguida, a Agência de Administração de Terras de Utah afirmou com certeza que “não retirou a estrutura, que é considerada uma propriedade privada", e ainda disse que não teria nem autorização para fazer tal coisa: "Não investigamos crimes que envolvem propriedade privada, que são administrados pela polícia local".

Mais mistérios

A agência então abriu mais uma investigação a respeito do monólito rígido e brilhante, e descobriu, através de uma pesquisa pelo Google Earth, que a estrutura já estava posicionada no local desde o ano de 2015.

Havia, portanto, registros de imagens de satélites que fotografaram o obelisco desde aquela época. Estima-se ainda que ele tenha sido instalado entre agosto de 2015 e outubro de 2016.

No entanto, um porta-voz do Departamento de Segurança Pública acredita que o misterioso objeto deve ser ainda mais velho que o estimado. Em entrevista ao jornal "The New York Times", ele disse que "tudo que sabemos é que ele está por lá desde os anos 1940 ou 1950".

"É estranho. Tem rodovias por perto, mas para levar os materiais para cortar a pedra, levar o monólito que tem mais de 3,5 metros... Fazer tudo isso num lugar remoto é definitivamente interessante", acrescentou.

Entre a misteriosa origem do monólito sinistro, novas pistas podem ser encontradas através de um ex-agente do escultor John McCracken, que faleceu em 2011.

Ele declarou em entrevista ao The New York Times, que acredita na possibilidade da peça ter sido produzida pelo artista americano, pois se assemelha muito a outras obras dele, que estão expostas atualmente em diversas galerias de arte. "Acredito que isso é definitivamente (feito) por John", afirmou.

Contudo, até agora, não sabemos oficialmente o que pode ter acontecido com o obelisco, no entanto, um misterioso objeto, igual ao de Utah, apareceu novamente.

No entanto, levantou teorias do outro lado do mundo, na Romênia. O pilar triangular localizado na colina Batca Doamnei, na cidade de Piatra Neamt, no norte do país, foi encontrado um dia antes do sumiço do primeiro monólito.

Monólito encontrado na Romênia/Crédito: Divulgação

O da Romênia, porém, foi encontrado a poucos metros de um conhecido marco arqueológico: a Fortaleza de Petrodava, um forte construído entre 82 a.C e 106 d.C pelo antigo povo Dácio. 

As diferenças das estruturas são poucas, sendo que a encontrada na Europa tem cerca de 4 metros de altura, um pouco maior que a norte-americana. A segunda estrutura também foi posicionada ao lado do Monte Ceahlau, conhecido pelos habitantes do local como uma "Montanha Sagrada".

Ainda é desconhecida a origem da estrutura, e qual seria o seu intuito. A localização exata de onde o primeiro objeto estava também não foi divulgada, alimentando a mente daqueles que amam teorias conspiratórias.


+Saiba mais sobre arqueologia e descobertas por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W