Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Freddy vs. Jason

Os 19 anos de 'Freddy vs. Jason' em 5 curiosidades

'Freddy vs. Jason' foi um filme de 2003 que misturava dois grandes vilões do terror

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 16/08/2022, às 16h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de divulgação de 'Freddy vs. Jason', filme de terror de 2003 - Divulgação/New Line Cinema
Imagem de divulgação de 'Freddy vs. Jason', filme de terror de 2003 - Divulgação/New Line Cinema

No início dos anos 2000, uma das maiores febres, especialmente entre os adolescentes, eram as franquias de filmes de terror com personagens que se tornaram ícones do cinema mundial. Entre eles, Leatherface ('O Massacre da Serra-Elétrica'), Ghostface ('Pânico'), Jigsaw ('Jogos Mortais'), Freddy Krueger ('A Hora do Pesadelo') e Jason Voorhees ('Sexta-Feira 13') com certeza compõem alguns dos maiores símbolos do cinema de terror.

Dessa forma, com tamanha popularização de personagens marcantes — juntamente com a internet, que estava se tornando cada vez mais comum —, muitos fãs imaginavam, criavam teorias e até mesmo pequenos roteiros sobre como seriam o encontro desses personagens. O que, claro, não passaria despercebido pelos grandes produtores, e viam nisso uma excelente oportunidade para produzir um longa que atrairia duas ou mais legiões de fãs de uma vez.

Foi assim que, em 2003, surgiu o filme 'Freddy x Jason', dirigido por Ronny Yu, e colocava para embaterem entre si o assassino da luva com garras de metal e o da máscara de hóquei. Confira, a seguir, cinco curiosidades sobre o longa de terror: (atenção: contém spoilers)

1. Muitos roteiros

De todas as sequências de 'A Hora do Pesadelo', série de sete filmes que conta com Freddy Krueger, o assassino dos sonhos, como vilão — sendo o último lançado em 1994 —, o longa 'Freddy vs Jason' foi o que ficou mais tempo em desenvolvimento. No documentário 'Never Sleep Again: The Elm Street Legacy', de 2010, que conta a história de toda a franquia de Krueger, foi revelado que mais de uma dúzia de escritores fizeram roteiros para o filme que misturaria os dois vilões.

Cena do filme 'Freddy x Jason', de 2003
Cena do filme 'Freddy x Jason', de 2003 / Reprodução/New Line Cinema

No entanto, claro que nem todas as ideias eram tão interessantes assim. Como informado no site de entretenimento Screen Rant, um roteiro tinha como base um culto chamado 'Fred Heads', e outros mostravam autoridades capturando Jason e levando-o a julgamento.

E as pirações não param por aí: também houve sugestões de lutas de boxe e hóquei entre os dois vilões, Krueger agredindo a mãe de Jason e até uma ideia de fazer Freddy urinar no Santo Graal.


2. Divulgação e pesagem em Las Vegas

É relativamente comum que filmes de terror possuam uma promoção e divulgação forte por diversas mídias. O sexto filme da franquia de Freddy Krueger mesmo, 'A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final: A Morte de Freddy' teve um funeral de verdade para o vilão, feito pela New Line Cinema.

Dessa forma, para promover 'Freddy x Jason', foi feita uma pesagem em Las Vegas com os dois personagens — no maior estilo como ocorre em boxe e no UFC —, realizada no hotel e cassino Bally's. Na ocasião, também ocorreu uma entrevista coletiva simulada com Krueger falando mal de Voorhees, e durante a pesagem a segurança até teve que separá-los várias vezes. Até o lendário locutor estadunidense conhecido por anunciar lutas de boxe, Michael Buffer, estava presente.

Momento em que Freddy e Jason são separados por seguranças em Las Vegas
Momento em que Freddy e Jason são separados por seguranças em Las Vegas / Reprodução/YouTube/peter pickering


3. 'Hellraiser' também?

Não bastassem os sete filmes de Freddy Krueger e os dez de Jason Voorhees lançados antes de 'Freddy x Jason', quase que um terceiro vilão também foi incluído na trama: Pinhead, da saga 'Hellraiser', que já tinha seis filmes — e veio a ter dez, sendo o último lançado em 2018. 

Pinhead, da saga 'Hellraiser'
Pinhead, da saga 'Hellraiser' / Divulgação/Entertainment Film Distributors, Ltd.

De acordo com a ideia, no final do filme tanto Freddy quanto Jason seriam enviados para o inferno e, com correntes atravessando ambos os corpos, Pinhead apareceria dizendo: "Agora cavalheiros, qual é o problema?". Infelizmente, a ideia não pôde se concretizar, visto que a New Line Cinema, produtora do filme, não possuía direitos sobre o personagem.


4. 'Evil Dead' também?!

Durante anos, os fãs de filmes de terror também pediram para ver um filme que colocasse um embate entre, além de Freddy Krueger e Jason Voorhees, o personagem Ash Williams, protagonista da série de três filmes 'Evil Dead' — traduzido no Brasil como 'Uma Noite Alucinante'. Nas telonas a trama não pôde ser vista ainda, mas nos quadrinhos já existe uma história semelhante, pelo menos.

Ash Williams, de 'Evil Dead', de 1981
Ash Williams com uma motosserra no lugar de sua mão, em 'Evil Dead', de 1981 / Divulgação/New Line Cinema

No novo enredo, Ash teria saído vitorioso da luta, e derrotado Freddy e Jason. No documentário sobre os filmes de Krueger, ainda, foi revelado que a ideia também foi considerada, e Sam Raimi até apresentou alguns planos para o filme, mas infelizmente não saiu do papel.


5. E o vencedor é...

A cena final de 'Freddy x Jason' mostra o personagem da máscara de hóquei emergindo da água segurando a cabeça de Krueger, demonstrando que a vitória coube a ele no embate. No entanto, o assassino da luva com garras ainda olha para a câmera e pisca, o que sugere que ele ainda teria um truque na manga para aquela situação.

Cabeça de Freddy Krueger segurada por Jason Voorhees em 'Freddy x Jason'
Cabeça de Freddy Krueger segurada por Jason Voorhees em 'Freddy x Jason' / Divulgação/New Line Cinema

Os fãs de 'A Hora do Pesadelo' costumam acreditar que o vencedor foi Krueger, enquanto os de 'Sexta-Feira 13' acreditam em Voorhees. O final é deixado em aberto propositalmente, mas o diretor Ronny Yu aposta na vitória de Freddy, de acordo com comentários em 'Never Sleep Again'.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.