Matérias » América Latina

55 anos do notório discurso de Che Guevara na ONU

"Esta grande humanidade disse ‘basta!", retumbou o guerrilheiro comunista na sede das Nações Unidas em 1964

André Nogueira Publicado em 11/12/2019, às 11h36

Che discursando na ONU
Che discursando na ONU - Getty Images

Um dos personagens mais notórios da Revolução Cubana, Ernesto Che Guevara ficou famoso por seus particulares discursos feitos na sede das Nações Unidas, onde confrontava diretamente representantes das potências mundiais e os criticava abertamente.

No dia 11 de dezembro de 1964, o argentino fez um discurso histórico em Nova York, onde declarou os mais pobres da América Latina como protagonistas da História. Até hoje, essa fala é considerada uma clara ilustração do cenário socioeconômico do continente, e um aviso antecipado dos objetivos dos países em nome de sua liberdade.

Guevara fazia um balanço do cenário político americano, que estava em um dos momentos mais conturbados de sua história. Ávido defensor da soberania nacional, com foco em Cuba durante seu discurso, Che clamou pela unidade caribenha contra o imperialismo e declarou: “A história terá que contar com os pobres da América Latina, que decidiram reescrevê-la para sempre”.

Che Guevara embarca em avião em Nova York / Crédito: Getty Images

 

O guerrilheiro também fez fortes acusações contra os EUA, que intervinham em outras nações por interesses próprios. O neocolonialismo do eixo EUA-Europa era visto como fonte principal dos entraves do desenvolvimento dos países do sul.

“Porque esta grande humanidade disse ‘basta!’ E sua marcha, de gigantes, não vai mais parar até que ela conquiste a verdadeira independência pela qual tantos já morreram inutilmente mais de uma vez”. Essa é síntese da fala que invadiu as salas do complexo da ONU.


+Saiba mais sobre Che Guevara através das obras abaixo

1. Caçando Che, de Mitch Weiss e Kevin Maure (2016) - https://amzn.to/33Yy7gE

2. Che Guevara e o Debate Econômico em Cuba, de Luis Bernardo Pericás (2018) - https://amzn.to/2LugRcY

3. Che Guevara: a vida em vermelho, Jorge G. Castañeda - https://amzn.to/33eYA9O

4. Verdadeiro Che Guevara, Humberto Fontova - https://amzn.to/33bwVXp

5. Diário de Che Guevara, Che Guevara - https://amzn.to/30TXqPv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.