Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Espaço

Os astronautas tomam banho durante missões espaciais?

Estar no espaço é extremamente diferente do nosso normal, o que nos leva a questionar sobre os hábitos nas naves

Redação Publicado em 02/04/2022, às 08h00 - Atualizado em 15/10/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estação Espacial Internacional em 2011 - Domínio Público via Wikimedia Commons
Estação Espacial Internacional em 2011 - Domínio Público via Wikimedia Commons

Estar no espaço é completamente diferente do que estamos habituados. Astronautas precisam se preparar por muito tempo para conseguirem se acostumar a uma nova realidade, a qual estarão sujeitos por meses.

Exatamente pelo fato de que passarão bastante tempo em um lugar diferente de onde estiveram durante toda a sua vida, eles são orientados a desenvolverem rotinas específicas durante suas estadias nas naves.

E essa rotina criada por eles inclui hábitos de higiene, em especial tomar banho. Afinal, astronautas tomam banho enquanto estão no espaço para suas importantes missões por agências espaciais?

O “banho” dos astronautas

A rotina de higiene dos astronautas é um dos aspectos mais importantes da convivência entre a tripulação. 

No entanto, segundo relatou o astronauta Clayton C. Anderson, que passou 152 dias na Estação Espacial Internacional, no livro “The Ordinary Spaceman” (2015), os astronautas não tomam banho no espaço. Exatamente isso que você leu.

Clayton C. Anderson /Crédito: Divulgação/NASA

Em vez de usar chuveiros para tomarem banho e se lavarem, a limpeza corporal é feita a partir de toalhas umedecidas. Uma rotina completamente diferente para um local totalmente distinto do que eles estavam acostumados antes.

A tripulação da Estação Espacial Internacional foi responsável por designar uma área específica para a higiene na nave, onde eles podem se limpar, lavar os cabelos, escovar os dentes e fazer a barba, por exemplo.

Na “área da higiene”, os astronautas usavam uma toalha umedecida russa — pelo menos no período em que Anderson esteve fora da Terra, no espaço. O artefato poderia ser usado até três dias e poderia precisar de mais água, que às vezes era injetada na toalha.

Além disso, após o uso da toalha, o item era anexado nas paredes da Estação para que o sistema de controle do ambiente sugasse o resto da umidade do item para transformá-lo em água que seria bebida por eles mesmos depois.

O Gizimodo entrevistou em 2017 o ex-astronauta Mike Massimino, que também falou sobre a questão. 

"Tomar uma ducha lá realmente não funciona. As gotas d’água ficam juntas por meio da tensão superficial, para que você possa pegar uma, brincar com ela ou beber. É preciso tomar cuidado, no entanto. Porque ela pode pegar nas coisas e causar problemas, e não é uma coisa que se tem em abundância", disse Mike. "É como se fosse um banho de esponja. Você pega um pano e põe um pouco de água, se molha e pronto. Usamos shampoo seco – põe um pouco de água na mão, ele espuma, e então dá para secar com a toalha. Dá para ficar limpo, mas não realmente limpo. Você fica doido por um banho quando chega em casa". 

Sem pias

Enquanto o banho pode ser considerado uma complicação no espaço e bastante diferente, as outras atividades higiênicas são mais simples e até parecidas com o que fazemos aqui na Terra em nossas rotinas diárias.

Os astronautas só têm que lidar com o fato de que não existem pias na Estação Espacial Internacional para realizar essas práticas comuns. Para limpar o rosto, eles também precisam das toalhas úmidas.

Para escovar os dentes precisavam engolir o resto da pasta ou cuspir em uma das toalhas novamente. Fora isso, era “bem normal”, segundo Anderson. Fora isso, para lavar os cabelos, era necessário que os astronautas usassem shampoos que não necessitassem de enxágue.