Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Covid-19

Os cientistas que enfrentaram o ceticismo e o negacionismo para criar a vacina BioNTech/Pfizer

'A Vacina', de Joe Miller, apresenta a história de um dos mais importantes momentos da História

Redação Publicado em 14/03/2022, às 13h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa da obra 'A Vacina' (2022) - Divulgação/Intrínseca
Capa da obra 'A Vacina' (2022) - Divulgação/Intrínseca

O mundo passa por um capítulo crucial da pandemia de Covid-19, no qual a onda da variante Omicron desafia os sistemas de saúde com o seu alto poder de contágio e recordes de número de casos.

Neste cenário em que a vacinação mostra o seu poder ao frear a quantidade de doentes graves e mortes, chega às livrarias pela Intrínseca uma obra que lança luz sobre a produção do imunizante que hoje é um dos mais utilizados no planeta e no Brasil.

Escrito durante o desenrolar dos fatos, A Vacina, de Joe Miller, apresenta todo o processo de criação da vacina da Pfizer/BioNTech, produzida com tecnologia inédita.

[Colocar ALT]
Divulgação/Intrínseca

O livro-reportagem contou com a participação ativa dos cientistas Özlem Türeci e Uğur Şahin, criadores do imunizante e fundadores da empresa alemã de biotecnologia.

Em uma narrativa repleta de informações pouco conhecidas do grande público, o autor relata a corrida contra o tempo liderada pelo casal de cientistas turcos.

Desde o trabalho de convencimento do uso da subestimada molécula de RNA mensageiro, o desenvolvimento de vinte possíveis vacinas em poucas semanas até as mais de três bilhões de doses aplicadas no mundo todo, foram muitos percalços, mas também êxitos empolgantes.

Ao revelar os bastidores do projeto, Joe Miller aborda aspectos científicos, econômicos e políticos, como o ceticismo dos investidores e a necessidade de desviar da interferência política da administração Trump e da União Europeia.

A confiança no uso da nova tecnologia para a produção do imunizante contra a Covid-19 estava baseada em quase trinta anos de pesquisa. Ao tentar revolucionar o tratamento de tumores cancerosos, o casal tinha explorado a manipulação do RNA mensageiro.

Os dois acreditavam que a pesquisa poderia ser aproveitada para redirecionar as forças do sistema imunológico contra uma série de doenças. Muitas dúvidas foram levantadas em relação a esta inovação, mas, como explica o autor: “O RNA mensageiro — que, após cumprir a sua função, é degradado minutos depois pelo corpo — não tem como causar dano. A molécula só entra em contato com o perímetro externo das células humanas, e é altamente improvável que altere o DNA.”

Joe Miller expõe alguns dos muitos ataques que a BioNTech e seus funcionários sofreram e mostra como o negacionismo e o racismo não respeitam fronteiras. 

“Após a revelação sobre os planos da BioNTech para uma vacina, centenas de cartas — algumas racistas, outras contendo ameaças de morte — começaram a chegar ao polo de Mainz (Alemanha), e coube ao gerente de laboratório, François Perrineau, abri-las. ‘No começo, eu tinha que ler essas mensagens’, diz.

Ele admite que ‘sentiu o impacto’ do linguajar usado para descrever Uğur e Özlem e do ódio dirigido a eles por conta da fé ou da origem”, conta o autor.

A vacina explora uma das descobertas médicas mais importantes de nossa época e o incansável trabalho da dupla de cientistas, Uğur e Özlem, para convencer a indústria farmacêutica a apoiar seu projeto ambicioso.

E deixa uma importante lição: “Descobertas independentes e simultâneas são construídas, às vezes isoladas, até que os indivíduos e as ideias se encontrem, e o empenho humano resulta em um gigantesco salto coletivo.”

Desde a descoberta da radioatividade por Marie e Pierre Curie, nenhum outro casal de cientistas foi tão celebrado quanto Özlem Türeci e Uğur Şahin." — The Times

A vacina: A história do casal de cientistas pioneiros no combate ao coronavírus, Joe Miller, 2022 - https://amzn.to/3tarszU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W