Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Os dias agoniantes de Adam Rainer, o anão que virou gigante

O homem, que tornou-se o único paciente na história a ser diagnosticado com nanismo e gigantismo, desenvolveu problemas graves até os seus dias finais

Daniela Bazi Publicado em 25/03/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Adam Rainer durante sua infância e fase adulta - Domínio Público
Adam Rainer durante sua infância e fase adulta - Domínio Público

O nanismo e o gigantismo são duas condições completamente diferentes, que afetam inúmeros seres humanos ao redor do planeta, e registraram alguns recordes impressionantes, como Khagendra Thapa Magar, que era o menor homem do mundo, com apenas 67,8 centímetros até falecer em 2020, e Robert Pershing Wadlow, que foi a pessoa mais alta da História, com 2,72 metros de altura.

Apesar de um caso acabar anulando o outro, existe apenas uma única pessoa na humanidade que contraiu as duas condições durante sua vida. Se trata do austríaco Adam Rainer, que nasceu na cidade de Graz no ano de 1899. Aos 18 anos, não passava de 1,30 metros, crescendo apenas oito centímetros em um período de dois anos. Suas mãos e pés eram as únicas partes grandes no corpo. 

Ninguém de sua família possuía nanismo e o garoto viveu uma infância normal e saudável, sem grandes problemas. Ao tentar se alistar no exército de seu país por duas vezes para servir na Primeira Guerra Mundial, acabou recebendo uma resposta frustrante: era pequeno demais, sendo classificado como anão e impedido de servir entre os militares. 

Entretanto, após completar seus 21 anos, surpreendeu a todos quando passou a crescer de forma descontrolada. Em um período de 10 anos, conseguiu alcançar a marca de 2,18 metros de altura. Entretanto, não era só a aparência: ele também enfrentou sérios problemas de coluna.

Adam Rainer ao lado de um homem de estatura normal / Crédito: Domínio Público

Os médicos descobriram que Adam sofria de uma condição rara chamada Acromegalia, que se trata de um tumor na glândula pituitária, responsável por funções como o crescimento, o metabolismo, a produção de espermatozóides nos homens.

O caso

As deformações em Rainer teriam começado pelas mãos e pés, justificando o tamanho desproporcional em sua infância que, com o passar do tempo, passou a afetar o resto de seu corpo, incluindo algumas partes do rosto. O caso era tão grave, que comprometeu o homem até os últimos dias de vida: ele não conseguia sair da cama devido aos problemas causados em suas costas. 

Mutações do rosto de Rainer ao passar de sua vida / Crédito: Domínio Público

Como tentativa de diminuir o sofrimento, foi decidido que seria necessário a realização de uma cirurgia para a retirada do tumor da cabeça de Adam. O procedimento foi um sucesso, no entanto, acabou não resolvendo o problema. Com a saúde comprometida, a operação apenas ajudou a retardar o crescimento, mesmo que não fosse visivelmente perceptível.

Ao passar dos anos, seus problemas de saúde passaram a piorar cada vez mais. Em pouco tempo, Rainer já estava cego de um olho e começou a perder a visão que havia restado. Além disso, de não conseguir andar mais devido a curvatura existente em sua coluna vertebral.

No dia 4 de março de 1950, aos 51 anos de idade, Adam faleceu medindo 2,40 metros de altura e entrando para a História como o único homem já diagnosticado com nanismo e gigantismo em sua vida. Desde então, nenhum outro caso parecido foi registrado na medicina.


+Saiba mais sobre a medicina através das obras disponíveis na Amazon:

História da Medicina (eBook), Rafael Escada - https://amzn.to/2JcJFFh

Medicina macabra, Thomas Morris (2020) - https://amzn.to/3asVzXL

Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século XIX, Lindsey Fizharris (2019) - https://amzn.to/2UdWl4Z

30 histórias insólitas que fizeram a medicina: O impensável, o acaso e a genialidade por trás dos maiores avanços médicos desde a Antiguidade, Jean-Noël Fabiani (2019) - https://amzn.to/2JbviB3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du