Matérias » Pandemia

Os efeitos da Gripe Espanhola e do coronavírus: conheça as irmãs que foram mortas por epidemias

Após 102 anos, Selma Ester Ryan teve o mesmo destino que sua irmã, vítima da Gripe Espanhola em 1918

Nicoli Raveli Publicado em 26/04/2020, às 08h00

Ester Ryan, à esquerda e Selma Ester Ryan, à direita
Ester Ryan, à esquerda e Selma Ester Ryan, à direita - Divulgação

O ano de 1918 foi marcado pelo grande surto de Gripe Espanhola, caracterizando uma das maiores pandemias da História. Entre as 50 milhões de vítimas, estava Ester Ryan, uma criança de cinco anos.

Naquela época, as medidas preventivas já incluíam isolamento social, quarentena e limitação de reuniões em locais públicos. Da mesma forma, o vírus era completamente desconhecido e a população não obtinha uma imunidade contra a doença.

Ester Ryan e sua mãe em 1918 / Crédito: Divulgação

 

As décadas se passaram e, agora, o mundo enfrenta outra pandemia: o novo coronavírus. Isso fez com que a irmã de Ryan, Selma Ester Ryan, tivesse o mesmo destino depois de 102 anos.

A idosa nasceu em 1924, Texas, na cidade de Hurnville, próximo à fronteira com Oklahoma. No entanto, a mulher passou grande parte de sua vida adulta em San Antonio. Há três anos, ela havia se mudado para o centro de assistência social em Austin.

"Em 3 de abril, recebi uma ligação da unidade informando que cinco moradores, incluindo minha mãe, estavam com febre. Nos cinco dias seguintes, observei pela janela enquanto ela ficava cada vez mais doente. Era tão difícil não estar com ela", afirmou Vicki, filha de Selma. 

Ainda de acordo com a familiar, sua mãe havia completado 96 anos no dia 11 de abril. Todavia, a comemoração foi muito diferente. Infelizmente, aquele dia não foi marcado somente por notícias boas já que, após dias na instalação, Ester foi diagnosticada com o covid-19.

Selma Ester Ryan, vítima do novo coronavírus / Crédito: Divulgação 

 

Todavia, o resultado demorou para ser apresentado. A moradora do Texas de 96 anos, que foi testada apenas dois dias antes de sua morte, faleceu na terceira semana de abril. De acordo com a Fox News, a paciente – que ainda não havia nascido quando sua irmã morreu – estava sozinha em uma instalação em Austin.

Características das pandemias

O surto de 1918, quando comparado ao de 2020, é estatisticamente pior, no entanto, ambos causaram uma grande devastação ao redor do mundo. Enquanto a Gripe Espanhola resultou em mais de 50 milhões de mortes e 500 milhões de infectados, o novo coronavírus, até o momento, causou cerca de 165 mil mortes e 2,4 milhões de pessoas infectadas.

Hospitais lotados durante a pandemia do novo coronavírus / Crédito: Divulgação

 

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, 675 mil mortes foram calculadas nos Estados Unidos em 1920. Não obstante, o novo surto já causou 50.401 mortes mesmo local.

Além disso, a Gripe Espanhola – causada pela mutação do vírus Influenza que foi transmitido de aves aos humanos - era caracterizada pela morte de crianças em massa, enquanto a Covid-19 tem atingido os idosos em grande escala e pessoas que apresentem uma saúde debilitada.

Todavia, uma característica é muito comum entre as duas pandemias: milhares de pessoas morreram sozinhas e desamparadas, o que causa um grande anseio por parte dos familiares.


+Saiba mais sobre o tema por meio dos livros disponíveis na Amazon

Gripe: A história da pandemia de 1918: A história da pandemia de 1918, Gina Kolata (2002) - https://amzn.to/2QaV0d0

1918 - A Gripe Espanhola: Os Dias Malditos, João Paulo Martino (2017) - https://amzn.to/2vTZRZ8

Pandemias - a humanidade em risco, de Stefan Cunha Ujvari ( 2011) - https://amzn.to/2Qecx3N

Louis Pasteur da Química à Microbiologia , de Sabrina Pascoli Rodrigues (2014) - https://amzn.to/38GOOzF

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W