Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Música

Pegadinhas e provocações públicas: os encontros e desencontros de Rod Stewart e Elton John

A amizade de 50 anos de dois dos maiores artistas britânicos é marcada por diversos momentos insólitos

Wallacy Ferrari Publicado em 25/10/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elton John e Rod Stewart juntos em apresentação em 2002 - Getty Images
Elton John e Rod Stewart juntos em apresentação em 2002 - Getty Images

Internacionalmente conhecidos, nascidos em Londres e símbolos da música, moda e opinião, Elton John e Rod Stewart têm muita coisa em comum em suas carreiras, se tornando bons amigos durante a juventude. A dupla totaliza mais de 460 milhões de álbuns vendidos e 7 prêmios Grammy durante as extensas carreiras — contrastando com a falta de elegância na enérgica amizade.

Em entrevista ao podcast How to Wow, Rod explicou que, quando tinham 20 e poucos anos, se conheceram na cena local de música em Londres, sendo vizinhos no início da década de 1970. A rivalidade amistosa iniciou em pouco tempo, competindo por maiores divulgações em gravadoras quando lançavam as carreiras.

Todavia, os astros estão brigados após uma crítica de Rod sobre a turnê de despedida de Elton — que foi chamada de "caça-níquel" em uma entrevista ao jornalista Andy Cohen.Elton teria respondido o colega. 

"Eu certamente não sentia que precisava de uma lição sobre o espírito feroz do Rock and Roll de alguém que passou a maior parte da última década cantarolando canções como o ‘Great American Songbook’ e ‘Have Yourself a Merry Little Christmas’. Mais ainda, eu pensei que ele é um descarado do caralh*, reclamando de eu estar promovendo uma turnê enquanto ele estava sentado em um programa de TV promovendo sua própria turnê", teria afirmado John em sua biografia Me, segundo o The Sun. 

Rod Stewart se apresentando em Hamburgo, na Alemanha, em 2013 / Crédito: Wikimedia Commons

Elton, o troll

Um dos principais acasos da dupla infame ocorreu em 1985, enquanto Rod realizava uma série de shows no distrito de Earl's Court. Para divulgar as apresentações, uma série de balões enormes em formato de bola de futebol, feitos sob medida, foram comprados e pendurados em pontos da região. Elton não deixou barato e contratou um atirador de elite para brincar de tiro ao alvo com a divulgação do amigo — usando um rifle de ar e balas de plástico.

Anos antes, em 1978, as provocações de Elton ainda eram mais simples, mas sem perder o humor ácido. Quando ambos se apresentavam em Las Vegas, Rod colocou um banner para anunciar a turnê “Blondes Have More Fun” (Loiras se divertem mais, em tradução livre) na fachada do Ceasar's Palace. Elton então alugou um espaço no prédio em frente e confeccionou outro banner em resposta: “But brunettes make more money” (Mas as morenas ganham mais dinheiro).

Elton também fazia de zombar do lado mão de vaca do amigo cabeludo, sempre fazendo questão de enaltecer sua fortuna. Durante o casamento de Rod com a segunda esposa, Rachel Hunter, em 1990, o presente de grego foi um vale-compras da rede varejista Boots no valor de 10 euros, com um cartão dizendo "Compre algo legal para a casa".

Elton John durante apresentação na Argentina em 2017 / Crédito: Flickr/Ludmila Joaquina Valentina Buyo

Na ferida

Apesar de Elton ter começado com as brincadeiras, Rod não ficava para trás; começou a ser o principal zoador público da calvície do "Rocketman". Uma das primeiras vezes que fez questão de enaltecer a careca do amigo foi em um jantar, junto ao vocalista do Queen, Freddie Mercury. Após algumas doses de vinho, ambos concordaram em montar um grupo chamado “Hair, Nose and Teeth” (Cabelo, Nariz e Dente, em inglês)

O motivo para o nome do conjunto era uma das sacadas de Stewart: “Acho que Rod veio com a ideia de formar um grupo chamado Nariz, Dentes e Cabelo (Nose, Teeth and Hair), porque Rod tinha um nariz grande, Elton tinha problemas com o cabelo e Freddie tinha seus dentes”, afirmou o documentarista Rudi Dolezal em entrevista ao NME.

Segundo o The Bulletin, a tacada final ocorreu no aniversário de 50 anos de Elton, em 1997, quando Stewart comprou um secador de cabelo profissional, daqueles de capacete que ficam instalados em salões. Junto do objeto, uma cartinha: "A única coisa que esqueci de comprar foi o cabelo que combinava".


++Saiba mais sobre os artistas em grandes obras disponíveis na Amazon:

Rod: The Autobiography, por Rod Stewart (2012) - https://amzn.to/2FSTgTy

Captain Fantastic: A espetacular trajetória de Elton John nos anos 1970, de Tom Doyle (2018) - https://amzn.to/3e9teYI

Rod Stewart and the changing Faces, por John Pidgeon (2011) - https://amzn.to/2HxTNKZ

Eu, Elton John, de Elton John (2019) - https://amzn.to/34nYe2B

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W