Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Egito

Os governantes do Egito também tinham uma má qualidade de vida?

Saiba como era a saúde de membros da classe mais alta do Egito Antigo

Redação Publicado em 18/09/2021, às 10h00 - Atualizado em 20/09/2021, às 08h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Esfinge à frente da pirâmide de Quéfren, no planalto de Gizé - Getty Images
A Esfinge à frente da pirâmide de Quéfren, no planalto de Gizé - Getty Images

Quando o assunto é "governantes do Antigo Egito", muitos podem imaginar que, em meio a tantos privilégios, essas pessoas tinham uma boa qualidade de vida, isto é, saudável e sem muitas preocupações.

No entanto, um estudo promovido por pesquisadores do projeto Qubbet el-Hawa em 2016, o cenário da época era muito mais complexo.

Má qualidade de vida

Segundo declarou o epecialista em Egito Antigo, Julio Gralha, à revista Veja no ano de 2016, por mais que possuíssem posições de destaque na sociedade egípcia, muitas famílias de classe alta tinham de lidar com sérios problemas. 

Entre eles, estavam a desnutrição, além de inúmeras doenças infecciosas. Como consequência, esses elementos acabaram por contribuir para os altíssimos índices de mortalidade infantil da época.

Sepultura em Qubbet el-Hawa / Crédito: Wikimedia Commons / Karen Green

“A maior novidade do estudo é a descoberta do que os governantes também tinham uma má qualidade de vida, com expectativa de vida apenas de 30 anos - acreditava-se viveriam até por volta dos 45 anos", disse ele na época. 

O estudo

Participaram do estudo pesquisadores das Universidades de Jaén e de Granada, ambas da Espanha, e também da Suprema Corte de Antiguidades da República Árabe do Egito.

Para realizá-lo, a equipe escavou a tumba número 33 da necrópole, a qual dá nome ao projeto, Qubbet el-Hawa, e que foi construída durante a 12ª Dinastia (1.939 - 1.760 aC).

Localizada ao lado da cidade de Aswan, abrigou originalmente o corpo de um dos mais importantes dignitários da região. Mais tarde, o local foi reutilizado pelo menos três vezes, nas dinastias de números 18, 22 e 27.

O grande Templo de Abul-Simbel / Crédito: Wikimedia Commons / Blueshade

Analisando os restos mortais

Durante o processo de escavação foram encontrados mais de 200 múmias e esqueletos pertencentes a crianças e adultos, as quais ajudaram os especialistas a entenderem um pouco mais sobre as condições de saúde dos egípcios de classe mais abastada na antiguidade. O resultado foi impactante.

“Embora o nível cultural da época seja extraordinário, a análise antropológica dos restos humanos revela que a população em geral e os governantes (classes mais altas) viveram em condições nas quais a saúde era precária, no limite da sobrevivência”, declarou na época Miguel Botella Lopez, da Universidade de Granada.

Pirâmides de Gizé / Crédito: Getty Images

A equipe concluiu que a expectativa de vida era de cerca de 30 anos na época, tendo em vista a desnutrição e os problemas de saúde provocados pelo consumo de água contaminada do rio Nilo. Grande parte das múmias pertencia a jovens que tinham entre 17 e 25 anos quando morreram.

Além disso, segundo os especialistas, as várias ossadas infantis encontradas não possuíam marcas, o que seria um indício de que aquelas crianças teriam morrido de alguma doença infecciosa.

Confira aqui o estudo completo.


+Saiba mais sobre o Egito Antigo através de importantes obras disponíveis na Amazon:

O Egito Antigo, Ciro Flamarion Cardoso (1982)https://amzn.to/2mUip74

Religião e Magia no Antigo Egito, Rosalie David (2011) - https://amzn.to/2nT5Ngi

O Egito dos Grandes Faraós, Christian Jacq (2007) - https://amzn.to/2n35mjD

Egito Antigo, Sophie Desplancques (2009) - https://amzn.to/2oCfCjr

Tesouros do Egito, Francesco Tiradritti (2000) - https://amzn.to/2n34L1l

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du