Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Colômbia

Zoológico particular: os ferozes hipopótamos de Escobar

Os animais, que faziam parte de sua Hacienda Nápoles, invadiram a cidade e se tornaram um grande problema para as autoridades

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 19/10/2020, às 16h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Entrada da Hacienda Nápoles - Wikimedia Commons
Entrada da Hacienda Nápoles - Wikimedia Commons

Mesmo após sua morte, em dezembro de 1993, Pablo Escobardeixou rastros que ainda hoje afetam as vidas dos colombianos. Dono de um império poderoso e de gostos singulares, Pablo tinha como uma paixão incomum por animais exóticos, tanto que fez da Hacienda Nápoles um imenso zoológico particular.

O local chegou a abrigar cerca de 1.900 espécies e, sem dúvida nenhuma, uns dos mais incomuns eram os hipopótamos — um macho e três fêmeas, que foram contrabandeados dos Estados Unidos.

O local provou ser um excelente habitat para os grandes mamíferos, já que os animais tinham toda a água e grama de que precisavam, além do clima quente a que estavam acostumados. Enquanto ainda estava vivo, El Patrón abriu as portas de seu zoo privado para receber todos os tipos de visitantes. Nessa época, era comum a chegada diária de ônibus com inúmeras crianças que queriam conhecer o lugar.

Entrada da Hacienda Napoles / Crédito: Getty Imagens

Porém, tudo mudou quando o chefe do Cartel de Medellín passou a ser perseguido pela Polícia Nacional da Colômbia, o que fez Escobar abandonar sua Hacienda e deixar seus animais para morrerem de fome. Felizmente, para os bichos, a propriedade foi confiscada pelo governo após a morte do narcotraficante.

Assim, a grande maioria dos animais foi enviada para zoológicos de todo o país. A única exceção, entretanto, foram os hipopótamos. Conhecidos pela agressividade, os animais foram deixados em paz pelas autoridades do país. Mas logo os problemas começariam a aparecer.

Longe de predadores que pudessem ameaçar o fim da espécie no país, eles passaram a procriar ferozmente. Hoje, mais de 50 deles vivem no país, mas nem todos permaneceram na Hacienda Nápoles. Afinal, grande parte dos bichos conseguiu escapar do complexo e adentraram cursos de água próximos.

Especialistas locais estimam que o número de hipopótamos possa chegar a 100 em um período de 10 anos, se o problema não for gerenciado. A solução ideal seria realocá-los, mas além do processo ser muito trabalhoso, não há um local ideal para abriga-los. Outra alternativa seria devolvê-los à África, mas existe o risco deles adquirirem doenças fatais.

A castração também é muito improvável. Além do processo ser caro e extremamente perigoso para os veterinários, o hipopótamos são muito sensíveis a compostos químicos que são presentes em sedativos, o que poderia resultar na morte dos animais. Além disso, seria difícil garantir que todos os machos fossem atendidos, já que não se sabe ao certo quantos deles existem.

Um sinal de alerta para hipopótamos perto da Hacienda Nápoles / Crédito: Getty Imagens

A extrema dificuldade do governo colombiano em resolver um problema que já se arrasta por mais de duas décadas, fez com que os animais, por mais invasivos e assustadores que possam parecer, ganhassem o carinho e apego de muitos moradores locais e, de certa forma, agregassem um certo valor turístico e econômico para o país.

Apesar de não haver registros de pessoas que foram atacadas pelo animal, o futuro dos hipopótamos colombianos permanece uma incógnita. A única certeza que eles deixam é que apesar de morto, Pablo Escobar ainda deixa vestígios por onde passou.


+Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon

Pablo Escobar: Meu Pai (2015) - https://amzn.to/35UJBEk

Pablo Escobar (2014) - https://amzn.to/32uQs5b

Pablo Escobar em flagrante (2017) - https://amzn.to/33SYpSa

Sra. Escobar - Minha vida com Pablo: Conheça o homem por trás da lenda (2019) - https://amzn.to/2MZd2MD

Minha Vida com Pablo Escobar (2017) - https://amzn.to/2qxxE7i

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W