Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Henrique VIII

O rei Henrique VIII contava com homens para limpar o bumbum

Na corte britânica, serviçais e cortesãos satisfaziam todos os desejos e necessidades do rei — por mais desagradáveis que fossem

Éric Moreira Publicado em 21/01/2023, às 18h00 - Atualizado em 27/01/2023, às 10h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato do antigo rei da Inglaterra, Henrique VIII - Domínio Público via Wikimedia Commons
Retrato do antigo rei da Inglaterra, Henrique VIII - Domínio Público via Wikimedia Commons

No passado, os reis e rainhas de vários impérios por todo o mundo possuíam todo tipo de privilégios e regalias a que tinham acesso. A gestão do reino, o cuidado com os castelos e palácios, cozinheiros, camareiros... Tudo estava ao alcance.

Por isso, conforme os anos se passavam e algumas coroas se consolidavam cada vez mais como grandes potências no mundo — afinal, vez ou outra uma acabava por incorporar outra, de forma a expandir ainda mais o império —, cada vez mais coisas um líder poderia pedir. E, como era ele pessoalmente quem tomava as principais decisões do governo, sempre haviam aqueles que suprissem suas necessidades, por mais peculiares que fossem.

Tendo isso em mente, pode-se citar a autocracia da chamada Casa de Tudorantepassados da atual família real britânica —, quando a principal arena política da Inglaterra não era o Parlamento, como hoje, e sim a própria corte real. Ou seja, uma forma de se ascender na realeza era, basicamente, sendo um dos serviçais favoritos do rei, se tornando assim um cortesão.

Logo, qualquer trabalho simples, mas que impressionasse o rei ou alguma das 'facções' — conforme expressão usada por Edward Dutton, professor de antropologia da religião na Universidade de Oulu, na Finlândia, em texto à BBC — que trabalhavam para ele, poderia garantir a uma pessoa comum um lugar na corte. E, para a sorte (ou não) de alguns, Henrique VIII (1491 - 1547) foi um rei bem extravagante, contando com ajuda até mesmo para se vestir e se limpar.

Retrato de Henrique VIII
Retrato de Henrique VIII /

Vida de um rei

Henrique VIII tinha, em sua corte, a princípio aqueles chamados de 'cavaleiros da câmara', que eram pagos apenas para servir e ser amigos do rei. Porém, somente alguns mais próximos, chamados de 'senhores do corpo', tinham acesso ao quarto do monarca.

Esses o acordavam às 8h da manhã todos os dias, além de controlar quem entrava e saía do aposento real durante a noite. Isso sem mencionar que o ajudavam a comer e a trocar de roupa.

E, por mais que pareça surpreendente, os 'senhores do corpo' não eram absolutamente a classe mais próxima a Henrique VIII. A posição cabia a apenas uma pessoa, que se tornava seu 'serviçal do banquinho', título que eventualmente passaria a se chamar 'garçom das fezes'. Sim, a função da pessoa era de limpar o rei depois que ele fizesse suas necessidades.

A figura do 'serviçal do banquinho' era tão próxima de Henrique VIII, que estes eram chamados de "os principais cavalheiros da câmara". Desde que seu pai, Henrique VII, governava a Inglaterra, era quem ocupava esse cargo que gerenciava, também, as finanças pessoais do rei — ou seja, limpar o 'bumbum real' também vinha com a tarefa de controlar toda a política fiscal da Inglaterra.

Retrato de Henrique VII, pai de Henrique VIII
Retrato de Henrique VII, pai de Henrique VIII / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Porém, embora a função fosse simples, por mais que extremamente desagradável, e trouxesse consigo tantas regalias e poder, ser assim tão próximo dos monarcas também poderia ser arriscado.

Sir William Compton

O primeiro 'serviçal do banquinho' de Henrique VIII foi Sir William Compton, que realizou atarefa de limpar o rei após suas necessidades por 18 anos, de 1509 a 1526. Quando tinha 11 anos, seu pai morreu, o que fez dele herdeiro e, também, pupilo de Henrique VII, de forma que cresceu ao lado do futuro rei, sendo seu amigo mais próximo.

Retrato de Sir William Compton
Retrato de Sir William Compton / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

E toda essa proximidade lhe proporcionou a maior honraria que algum cortesão poderia ter: quando Henrique VIII assumiu o trono, Compton foi nomeado como limpador de traseiro oficial do rei.

Mas é claro que a oportunidade foi bem aproveitada e, conforme informado pela BBC, ele fez uso de sua intimidade para com o rei, bem como sua capacidade de influenciá-lo, para enriquecer — em 1521, administrava mais propriedades que todos os outros cortesãos juntos.

Porém, a tarefa de Compton foi encerrada depois que contraiu a doença conhecida como 'suor inglês' — que matou cerca de 3 milhões de pessoas na Inglaterra, entre 1485 e 1551 —, tendo falecido, por fim, em 1528, dois anos depois de parar de limpar o rei.

Sir Henry Norris

Com a saída de Sir William Compton da função em 1526, outro homem, Sir Henry Norris, sucedeu-o na tarefa de limpar o rei depois das necessidades. No cargo, influenciouAna Bolena, segunda esposa de Henrique VIII, a se converter em uma líder da facção protestante — que contrariava a católica na época, e defendeu o uso do dinheiro dos mosteiros dissolvidos para ajudar os pobres —, de forma que uma simples regalia real se tornou uma grande bola de neve na política.

Porém, um homem chamado Thomas Cromwell — que encabeçava os católicos —, um dos mais poderosos e fervorosos defensores da reforma inglesa e antes aliado de Ana Bolena, pretendia doar todo o dinheiro para o rei e para si próprio. Então, para tirar a esposa do rei do jogo, tramou sua eliminação.

Ana Bolena tinha fama de ser "paqueradora" na corte, de forma que existiam até mesmo fake news de que ela traíaHenrique VIII na época. Então, Cromwell interrogou o músico da corte, Mark Smeaton, que disse ter cometido adultério com a rainha, tendo atribuído a culpa a Sir Henry Norris e outras pessoas.

Ana Bolena, segunda esposa de Henrique VIII
Ana Bolena, segunda esposa de Henrique VIII / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Foi em maio de 1536 que Henrique VIII e os demais cortesãos descobriram o suposto adultério, e então o rei abandonou a esposa, exigindo que Norris o acompanhasse. Ao final do mês, ele, Jorge Bolena (irmão de Ana), Mark Smeaton, Francis Weston e William Brereton foram decapitados, acusados de cometer traição para com o monarca.

Sir Anthony Denny

O terceiro e último homem a ocupar o cargo de 'garçom de fezes' de Henrique VIII, depois da morte de Sir Henry Norris, foi Sir Anthony Denny. Ele era um protestante radical que, surpreendentemente, se aliou a Cromwell e se tornou cortesão do rei na década de 1520.

Retrato de Sir Anthony Denny
Retrato de Sir Anthony Denny / Crédito: Foto por Metropolitan Museum of Art pelo Wikimedia Commons

A função, porém, foi executada anos a fio sem qualquer problema, até que, em 1547, quando o rei estava prestes a morrer — sendo Denny responsável por controlar quem podia ou não encontrar o monarca prostrado na cama —, ajudou-o a terminar seu testamento. E assim garantiu maior poder à facção protestante, tendo assegurado que Edward Seymour, irmão mais velho da terceira esposa de Henrique VIII e aliado à eles, fosse nomeado a Lorde Protetor (importante título na monarquia).

Depois da morte de Henrique VIII, uma de suas sucessoras, Isabel I, não teve um 'serviçal do banquinho' por ser mulher. Foi com Jaime I que o cargo voltou, agora com a alcunha de 'senhor da alcova privada', usado até a ascenção da rainha Vitória — embora seu marido utilizasse um serviço semelhante. A função só foi extinta completamente em 1901.