Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Animais

Os impressionantes besouros mortos de quase 4 mil anos revelados na Inglaterra

Em janeiro de 2021, os besouros encontrados há mais de 50 anos foram finalmente submetidos a testes, os quais revelaram que os animais eram muito mais antigos do que se imaginava

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/03/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os besouros foram encontrados em 1970 - Divulgação/Museu de História Natural de Londres
Os besouros foram encontrados em 1970 - Divulgação/Museu de História Natural de Londres

No ano de 1970, quando se encontrava em um pântano em Cambridgeshire, um fazendeiro avistou um pedaço de carvalho no qual havia dois besouros. Por achar que se tratava de uma espécie invasora, o homem logo os levou para o Museu de História Natural, localizado na capital inglesa.

Entretanto, após uma rápida observação, os insetos foram preservados, onde permaneceram 'esquecidos' até janeiro de 2021, quando finalmente passaram por uma análise reveladora. De maneira surpreendente, os cientistas constataram que eles eram bem mais antigos do que se imaginava.

Na verdade, de acordo com uma matéria da BBC, os dois artrópodes são animais de quase 4 mil anos.

Os besouros ao lado do pedaço de carvalho - Crédito: Divulgação/Museu de História Natural

A espécie

Os besouros são da espécie Oak Capricorn e pertencem ao gênero Cerambyx, descoberta que surpreendeu a toda a equipe, já que, até então, não havia registros desses animais na Grã Bretanha.

Sua principal característica é o longo par de antenas, que os torna facilmente distinguíveis entre as demais espécies. Além disso, conforme Max Barclay, curador sênior de insetos do museu britânico, eles também impressionam pelo tamanho.

"Eles são tão grandes quanto um escaravelho-veado", disse Max, conforme repercutido pela BBC UK, que ainda explicou com maiores detalhes como os animais foram parar na instituição.

cMax Barclay mostrando uma coleção de besouros - Crédito: Flickr

A grande descoberta

"A história é a seguinte: um fazendeiro no leste da Inglaterra estava cortando madeira que encontrou enquanto arava profundamente e descobriu esses insetos lá dentro; mortos, é claro. Era um enorme pedaço de carvalho encharcado, e ele nos enviou uma amostra. Acho que ele estava preocupado que os besouros fossem pragas. Então meus colegas na época disseram, 'bem, eles não são britânicos', e assim foram deixados."

"Hoje, você encontra essa espécie no meio da França. Você consegue vê-los na Polônia, Hungria e Eslováquia. E também há registros antigos do sul da Alemanha." 

A confirmação

O profissional também explica como foi possível chegar a brilhante descoberta. Um teste realizado com radiocarbono revelou que tanto os insetos quanto o carvalho tinham 3.785 anos e, portanto, datavam da Idade do Bronze. "Como os besouros estavam dentro da madeira, podemos afirmar que eles têm a mesma idade," explicou. 

Fachada do museu britânico - Crédito: Wikimedia Commons

Segundo os especialistas, muito provavelmente, o território britânico passava por condições secas e quentes durante o período. "Não temos registros de termômetro, mas muitos fatores sugerem isso. A presença de besouros que viviam em troncos provavelmente nos remete a épocas mais florestais."

"Há uma série de descobertas a serem feitas nas coleções todos os dias", concluiu Max em entrevista ao veículo. Como o Museu de História Natural abriga entre 8 e 10 milhões de espécimes de insetos, é realmente muito possível que outras grandes descobertas sejam realizadas em breve. 


+Saiba mais sobre animais por meio de obras disponíveis na Amazon:

Animals: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2012) - https://amzn.to/33TNk6r

Ocean: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2015) - https://amzn.to/31L941I

Life Lessons from the Heart of Horses: How Horses Teach Us About Relationships and Healing, de Kathy Pike (2021) - https://amzn.to/31JdYMA

Animal Kingdom: A Collection of Portraits, de Randal Ford (2018) - https://amzn.to/33QdKWN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W