Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arqueologia

Os impressionantes restos de ratos encontrados em navio que naufragou há 1,4 mil anos

A embarcação Ma'gan Mikhael B afundou no Mediterrâneo, na costa de Israel

Redação Publicado em 24/04/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fósseis encontrados no navio - Divulgação / A. Efremov/The Leon Recanati Institute for Maritime Studies)
Fósseis encontrados no navio - Divulgação / A. Efremov/The Leon Recanati Institute for Maritime Studies)

Há 1,4 mil anos, um navio de carga chamado Ma'gan Mikhael B naufragou na costa de Israel, permanecendo submerso no Mediterrâneo até ser encontrado por mergulhadores amadores contemporâneos.

Atualmente, um grupo de pesquisadores busca entender, a partir o que sobrou da embarcação, as condições de viagens das pessoas que estavam a bordo da mesma quando ocorreu o naufrágio. 

No barco, que data do período entre 648 e 740 d.C., foram encontrados restos mortais de ratos, o que surpreendeu especialistas, já que essa seria a mais antiga evidência de uma infestação de roedores em um naufrágio na região.

Espécies exóticas 

Conforme declarou a zooarqueóloga Sierra Harding ao site Business Insider, alguns dos restos são de ratos-pretos (R. rattus), espécie que embarcou junto a comerciantes do Sul da Ásia e da Índia em direção ao Oriente Médio, há mais de 2 milênios.

A profissional também explicou que, a partir da análise da dentição dos animais, foi possível concluir que outras espécies de ratos eram exóticas na região.

Estugandes verificam restos do navio / Crédito: Divulgação / Leon Recanati Institute for Maritime Studies)

Além disso, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Haifa, em Israel, o qual ainda está em andamento, diz que alguns desses roedores podem ter se originado na Tunísia ou na Córsega, no Mediterrâneo central.

"Se for confirmado que alguns desses ratos eram realmente de tão longe quanto as ilhas do Mediterrâneo central — o que isso realmente significa é que havia muito mais comunicação, transporte, troca e comércio acontecendo durante esse período que é descrito principalmente como apenas um tempo de exército e batalhas navais", declarou Harding.

Artefatos

Além dos restos de roedores, foi encontrada uma série de artefatos no local, tanto que um relatório preliminar divulgado no ano de 2020 revelou que os especialistas acharam "o maior conjunto de carga marítima de cerâmica bizantina e islâmica descoberto na costa israelense até o momento”.

Restos do barco que naufragou / Crédito: Divulgação / R. Levinson

Conforme informaram os arqueólogos, havia no Ma'agan Mikhael B diversas cruzes cristãs, escritos muçulmanos, além de letras gregas e árabes esculpidas nas paredes.

Também foram encontradas moedas, artefatos de madeira, jarros, utensílios de cozinha e vidraria. Havia ainda restos orgânicos, como é o caso de uma carga de nozes da Turquia e também de molho de peixe do Mar da Galiléia.

A embarcação

De acordo com o Instituto Leon Recanati de Estudos Marítimos da Universidade de Haifa, o navio, que tinha 25 metros de comprimento, foi encontrado a uma profundidade de, no máximo, 3 metros e enterrado sob 1,5 m de areia.

Segundo o site Haaretz, ele foi localizado originalmente no ano de 2005 por mergulhadores amadores.

Conforme afirmou o instituto responsável pelo estudo: “A datação deste naufrágio torna-o uma fonte excepcional de informação sobre vários aspectos da construção naval, marinharia e navegação, atividade econômica regional e vida cotidiana no Levante durante a Antiguidade Tardia”.


+Saiba mais sobre naufrágios por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Naufrágios, de Akira Yoshimura (2003) - https://amzn.to/2VNBpkZ

O Naufrágio do Goilden Mary, de Charles Dickens (2016) - https://amzn.to/2XXFXry

Livro dos Naufrágios: Ensaio Sobre a História Trágico-Marítima, de Angélica Madeira (2005) - https://amzn.to/2VuOTTR

Três destinos, de Nora Roberts (2019) - https://amzn.to/2XTfECZ

Todo naufrágio é também um lugar de chegada, de Marco Severo (2019) - https://amzn.to/2KmQMvv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W