Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Os mistérios de Donald Crowhurst, o homem que desapareceu no Oceano

O homem que prometeu dar a volta ao mundo iniciou um caso enigmático

Giovanna de Matteo Publicado em 03/09/2020, às 15h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto de Donald Crowhurst - Wikimedia Commons
Foto de Donald Crowhurst - Wikimedia Commons

Donald Crowhurst foi um empresário e marinheiro curioso britânico que desapareceu durante a Corrida do Globo de Ouro da Sunday Times, inspirada na viagem ao redor do mundo de Francis Chichester. A considerável conquista levou vários marinheiros a planejarem a corrida que superasse a viagem de Chinchester.

Rota da Corrida do Globo de Ouro / Wikimedia Commons

Crowhurst teve a ideia de entrar na competição com o objetivo de salvar sua vida financeira e negócios, que estavam quase a falência. Decidido, ele construiu para a viagem o Teignmouth Electron, um barco trimarã. Todavia, na época, este tipo de barco não era adequado para uma viagem de tal extensão, pois, apresentava dificuldades para navegar em condições climáticas extremas.

Além disso, Crowhurst não teve muito tempo para construir e equipar seu barco e também garantir financiamento e patrocinadores, o que acabou dificultando o processo. No final, ele saiu a bordo no último dia permitido pelas regras: 31 de outubro de 1968, com todos os seus dispositivos de segurança incompletos.

Obstáculos

Crowhurst partiu de Teignmouth , Devon, e logo encontrou problemas com seu barco, diante da falta de equipamentos e experiência em navegar em mar aberto. Afinal, nem mesmo ele acreditaria fielmente na sua capacidade de ganhar a corrida. De acordo com seus registros, ele deu a si mesmo apenas 50% de chance de sobreviver no oceano.

Crowhurst foi então confrontado com a escolha de abandonar a corrida e enfrentar a ruína financeira - seguida de humilhação - ou continuar a uma morte quase certa em seu barco esdrúxulo, no entanto, ele teria arquitetado um plano.

Desde a partida, Crowhurst seria ambíguo em seus relatórios de rádio sobre sua localização, não deixando claro se estava seguindo as rotas obrigatórias da corrida. Assim, continuou relatando posições vagas, porém falsas, durante todo seu percurso; Ademais, ele teria violado outras regras, desviando do Oceano Antártico, e parando na América do Sul para fazer reparos em seu barco.

Após outros competidores saírem da corrida, a pressão sobre Crowhurst aumentou, já que seus registros identificavam que ele estaria poderia ser o provável vencedor do prêmio de circum-navegação mais rápido, embora Francis Chichester já expressasse dúvidas sobre a veracidade do progresso de Crowhurst.

Nesse caso, se ele parecesse ter completado a corrida, seus diários de bordo seriam examinados por marinheiros experientes, e as falsidades provavelmente seriam expostas.

Crowhurst encerrou as transmissões de rádio em 29 de junho. A última entrada no diário de bordo é datada de 1º de julho. Depois disso, seu barco foi encontrado em 10 de julho de 1969 navegando à deriva e desocupado.  

A notícia do desaparecimento de Crowhurst levou a uma busca aérea e marítima nas proximidades do curso estimado por ele, entretanto, nunca foi encontrado.  Os restos de seu barco ainda podem ser identificados nas dunas, acima de uma praia nas Ilhas Cayman.

Colin Firth interpretando Donald Crowhurst / Divulgação

A análise de seus diários de bordo e papéis recuperados de dentro do barco revelou a tentativa de fraude, e sugere que o estresse sob o qual ele estava passando possivelmente o levou ao suicídio. A história de Crowhurst  inspirou uma série de livros, peças teatrais e filmes, entre eles o The Mercy (2018), interpretado por Colin Firth. 


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

The Disappearance of Jean Spangler, de Charles River Editors (2018) - https://amzn.to/2z6PAKF

O Desaparecimento De Josef Mengele, de Olivier Guez (2019) - https://amzn.to/2SDhvIL

A verdade sobre o caso Harry Quebert, de Joël Dicker (2015) - https://amzn.to/3dn5sXE

O desaparecimento de Stephanie Mailer, de Joël Dicker (2019) - https://amzn.to/3dhUi6H

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W