Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Os segredos — e a tragédia — de Mary Leona Gage, a Miss Universo que escandalizou o EUA

Depois de desmascarada, a então concorrente teve a sua vida completamente virada de cabeça para baixo

Caio Tortamano Publicado em 01/06/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A miss Estados Unidos Leona Gage - Divulgação
A miss Estados Unidos Leona Gage - Divulgação

O título de Miss Estados Unidos, evento que premia a mais bela mulher americana que representará o país no Miss Universo, já tinha dona no ano de 1957. Mary Leona Gage surpreendeu o público com sua beleza e dedicação, e faturou o prêmio. Porém, surpresa mesmo foi o que revelou uma investigação tardia da vida da vencedora.

Gage, que dizia ter 21 anos de idade, na verdade tinha 18, era casada e tinha dois filhos. Isso tudo só foi descoberto graças a uma investigação iniciada depois do surgimento de boatos que diziam que a representante do estado de Maryland não era quem dizia ser.

Como se não bastasse estar casada, ela tinha se casado uma outra vez, e sua mãe e sogra acabaram assumindo para a mídia que todas essas informações eram, de fato, verdadeiras.

Leona com sua coroa e faixa de Miss EUA / Crédito: Divulgação

Ser mãe e casada eram infrações claríssimas aos requisitos para participar do concurso de Miss Estados Unidos, e o prêmio e a coroa foram retiradas da moça de Maryland, sendo entregues à segunda colocada, Charlotte Sheffield, de Utah.

Miss Universo

Entretanto, a investigação tardia não foi suficientemente rápida para que Gage fosse eliminada do Miss Universo, e já estava colocada entre as 15 semifinalistas, não sendo possível, portanto, que Sheffield representasse os americanos no concurso. Quando souberam da situação toda, os organizadores tiraram ela do evento e promoveram a Miss Argentina (então 16ª colocada) para a semifinal.

Curiosamente, a vencedora daquele Miss Universo, de 1957, foi Gladys Zender, do Peru. Zender também foi envolvida em uma polêmica quando descobriram que ela, na verdade, tinha apenas 17 anos de idade (abaixo da idade mínima de 18 anos). 

Miss Universo Gladys Zender / Crédito: Divulgação

Entretanto, como o país americano permitia que as pessoas pudessem utilizar oficialmente a idade seguinte se estivessem dentro de seis meses antes do próprio aniversário, ela poderia ser considerada maior de idade.

Consequências

A vida de Mary depois disso foi bem conturbada, em 1957 ela se mudou para Las Vegas com seus dois filhos, trabalhando como showgirl em um cassino. Em 1958 ela se divorciou de seu marido, se casando pouco depois com o dançarino Nick Covacevich.

Em 1960, Gage foi acusada de abuso infantil com os seus filhos, o que em casos reincidentes levaria ela a perder a custódia dos cinco filhos que viria a ter.

Um ano depois, se divorciou e foi tentar a carreira artística em Los Angeles, na companhia de seus filhos. Leona fez participações em filmes insignificantes, não conseguindo se firmar na carreira, estrelando e participando, especialmente, de filmes de horror de baixo orçamento.

Tentativa de suicídio

Em 1965, Gage foi encontrada inconsciente no quarto de um motel, ela tinha sofrido uma overdose de barbitúricos, como a grande estrela Marilyn Monroe. A tentativa de suicídio foi o suficiente para que passasse três semanas internada em um centro de reabilitação.

Depois disso, a mulher tentou reabilitar também a carreira, com participações em filmes e peças publicitárias, mas nada disso deu certo. Um dia Miss Estados Unidos, Leona Gage viveu os últimos 50 anos de sua vida passando despercebida na Califórnia.

A musa problemática — que chegou a se casar seis vezes enquanto viva — foi diagnosticada com doença pulmonar obstrutiva crônica, fruto de seu extensivo e prolongado uso de cigarros. Mary faleceu aos 71 anos de idade, no ano de 2010.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo disponíveis na Amazon:

Miss Universo: um Olhar Antropológico, Ana Maria Fonseca de Oliveira Batista (2013) - https://amzn.to/347bQNI

The art of being your beautiful self, Raquel Pelissier (2018) (eBook) - https://amzn.to/2DXSZdB

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W