Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Ostentação e truculência: as polêmicas de Nicolasito, o filho de Maduro

Provável sucessor do presidente venezuelano nas próximas eleições, o político protagonizou diversos escândalos no país

Pamela Malva Publicado em 22/07/2020, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nicolás Maduro Guerra em uma de suas lives mais recentes - Divulgação/Youtube/Nicolás Maduro Guerra
Nicolás Maduro Guerra em uma de suas lives mais recentes - Divulgação/Youtube/Nicolás Maduro Guerra

Enquanto crescia, Nicolás Maduro Guerra — ou Nicolasito, para facilitar — sequer sonhava com uma carreira política. Ele queria mesmo é ser artista, adorava os palcos e tinha fascínio pelos holofotes de grande apresentações.

Nascido em 21 de junho de 1990, o garoto era primeiro filho de Nicolás Maduro, o líder da Venezuela, com Adriana Guerra Angulo. Extrovertido, o menino desenvolveu gosto pela flauta e chegou a tocar no programa El Sistema da Venezuela, entre 1998 e 2004.

Quando buscou uma carreira fixa na música, no entanto, ele encontrou obstáculos que o deixaram frustrado. Considerado um aluno mediano, Nicolasito não ficou na colocação desejada na Universidade Experimental Nacional das Artes e abandonou as artes.

Sem saber direito qual profissão seguir, então, o jovem formou-se em economia pela Universidade Experimental Nacional das Forças Armadas. Ao lado do pai, no entanto, ele traçou um caminho ainda mais distinto: estreou na política venezuelana.

Nicolasito durante uma de suas lives / Divulgação: Divulgação/Youtube/Nicolás Maduro Guerra

Medalhas do pai

Entre 2011, Nicolasito prestou serviços no Ministério Público da Venezuela. Foi então que Nicolás Maduro, já presidente, decidiu transformar seu filho em um verdadeiro político. Assim, nomeou seu herdeiro como inspetor especial da Presidência, em 2013.

No ano seguinte, em seu aniversário de 24 anos, já casado e com filhos, Nicolasito recebeu outra promoção. Dessa vez, foi nomeado o coordenador da Escola Nacional de Cinema da Venezuela, embora não tivesse qualquer conhecimento na área.

Os cargos políticos criados pelo pai continuaram e, eventualmente, pai e filho começaram a ser acusados de nepotismo. Como líder da nação, no entanto, Maduro ignorou as suposições e assistiu a eleição de Nicolasito para a Assembléia Constituinte da Venezuela, em 2017.

Nicolás Maduro Guerra em live / Divulgação: Divulgação/Youtube/Nicolás Maduro Guerra

No topo das paradas

Os escândalos envolvendo Nicolasito, contudo, não pararam por aí. Enquanto alguns círculos políticos da Venezuela afirmam que ele será o sucessor do pai nas próximas eleições presidenciais, muitos se colocam contra o herdeiro polêmico.

Em meados de 2015, por exemplo, o país latino-americano passava por uma grande crise econômica quando um vídeo inusitado de Nicolasito veio à público. No casamento do empresário Jose Zalt, o filho de maduro dançava sobre um palco, enquanto notas e mais notas de dólares americanos eram jogados sobre si.

Mais tarde, em 2017, a imprensa da Venezuela ficou inflamada ao denunciar um suposto abuso de poder. Segundo diversos veículos, uma mulher teria sido presa após fotografar Nicolasito em uma festa em Maracaibo, no oeste do país.

Festas, inclusive, parecem ser o fraco do herdeiro. Em plena quarentena do Coronavírus, ele comemorou seu aniversário de 30 anos em uma comemoração bastante extravagante. Não se sabe, no entanto, qual era o nível de envolvimento de Nicolasito com o evento — que terminou com a prisão de dois policiais.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Hugo Chávez, o espectro, de Leonardo Coutinho (2018) - https://amzn.to/2BpED88

Nicolás Maduro: The Life of Nicolás Maduro, de History by the Hour (eBook) - https://amzn.to/3hpbSaY

Como destruir um país, de Marcelo Suano (2019) - https://amzn.to/30BRnRt

Presidente Nicolás Maduro, de Anthony Dreyer (2019) - https://amzn.to/2E1DZ1o

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W