Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Segunda Guerra Mundial

Otto Weidt, a impressionante saga do homem cego que salvou funcionários judeus durante o Holocausto

Weidt defendeu de diferentes maneiras judeus cegos e surdos que empregava em sua oficina

Giovanna Gomes Publicado em 16/01/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Otto Weidt - Divulgação/Memorial do Holocausto Yad Vashem
Otto Weidt - Divulgação/Memorial do Holocausto Yad Vashem

Nascido em 1883, Otto Weidt era um homem de origem operária, mas que teve de deixar seu emprego devido a uma cegueira que se agravava progressivamente. Por isso, ele decidiu criar uma oficina no bairro de Mitte, em Berlim, na qual eram fabricadas escovas (que poderiam ser utilizadas em sapatos) e vassouras.

O projeto 'Livraria Judia Virtual' documenta que o estabelecimento contratou judeus, em sua maioria cegos, surdos ou mudos para trabalharem no local.

Na época, os horrores da Segunda Guerra Mundial já se espalhavam. Logo, iniciou-se uma intensa perseguição aos judeus. Mas quando os oficiais da Gestapo quiseram levar seus funcionários, Weidt os enfrentou ao realizar subornos e falsificar documentos. Assim, ficou conhecido como o 'guardião do cego judeu'.

Otto Weidt empregava judeus em sua oficina / Crédito: Divulgação/Memorial do Holocausto

Os funcionários de Weidt

Weidt não empregava apenas pessoas com deficiências. Havia também funcionários judeus sem a deficiência, o que era contra a lei: toda contratação de trabalhadores judeus deveria ser mediada. Assim, quase sempre esses profissionais acabariam trabalhando de maneira forçada. Foi Otto quem bateu de frente com essa regra ao salvar vidas.

Inge Deutschkron, por exemplo, era uma dessas pessoas que não possuíam deficiências. Com a jovem vivendo ilegalmente ao lado da mãe, foi o dono da fábrica quem conseguiu um documento (a partir de uma prostituta que não precisava da autorização) que a autorizava a trabalhar - e consequentemente escapar do trabalho forçado. Contudo, a antiga dona do documento acabou sendo presa e o mesmo não pôde ser utilizado. 

A saga de Otto, no entanto, iria além. 

Otto e alguns de seus funcionários / Crédito: Divulgação/Memorial do Holocausto

Resgates

Um dia, muitos trabalhadores da oficina acabaram sendo apreendidos. Porém Weidt, com sua coragem, foi até a assembleia em Grosse Hamburger Strasse e conseguiu libertá-los antes que fossem deportados.

Já em outra ocasião, Otto viajou até a Polônia para resgatar Alice Licht, uma jovem judia que se abrigava junto aos pais num esconderijo secundário da empresa. Entretanto, a jovem acabou sendo descoberta e levada pela Gestapo após uma denúncia.

Otto e seus funcionários / Crédito: Memorial do Holocausto

Licht declarou anos depois ao memorial Yad Vashem que Weidt havia planejado sua fuga, mas que não foi possível. Com o fim da guerra, ela conseguiu escapar do campo de Christianstadt e voltou para Berlim, abrigando-se num apartamento alugado por Weidt. Infelizmente, os pais da jovem não tiveram a mesma sorte. 

Após impressionantes feitos durante a guerra, no ano de 1971, Otto Weidt foi reconhecido pelo Yad Vashem como um dos homens justos entre as nações devido à sua coragem ao salvar a vida de judeus na Alemanha Nazista.


+Saiba mais sobre o nazismo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Os fornos de Hitler, de Olga Lengyel (2018) - https://amzn.to/2S9UFYH

Terceiro Reich na história e na memória, de Richard J. Evans (2018) - https://amzn.to/353Tu2w

As mulheres do nazismo, de Wendy Lower (2014) - https://amzn.to/3bwrlDv

A vida secreta dos nazistas, de Paul Roland (2020) - https://amzn.to/2yy0qso

Filhos de nazistas: Os impressionantes retratos de família da elite do nazismo, de Tania Crasnianski (2018) - https://amzn.to/2wWv5iy

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W