Matérias » Personagem

Pablo Escobar e o insólito mito do unicórnio

O chefe do Cartel de Medellín não teria pensando duas vezes antes de atender um estranho pedido da pequena Manuela Escobar

Victória Gearini Publicado em 23/09/2019, às 19h35

None
- Reprodução

Pablo Escobar nunca negou sua paixão por animais exóticos. O maior narcotraficante possuía um imenso santuário localizado em sua fazenda particular, em Nápoles. Alguns animais, como rinocerontes, zebras, cangurus e aves exóticas faziam parte de sua coleção.

Pablo Escobar chegou a ter 1.900 espécies na famosa Hacienda Nápoles. Animais modificados, como burros pintados de zebra estavam presentes em seu zoológico particular. Além disso, ele comprou hipopótamos e transportou para Nápoles, atualmente a população cresceu tanto que é o maior rebanho fora da África. "Eu quero minha própria Arca de Noé", declarou em vida. Embora fosse fascinado por bichos, Pablo não teria pensado duas vezes quando sua filha fez um insólito pedido.

De acordo com o livro Pablo Escobar: The Life and Crimes of the Most Notorious Colombian Drug Lord (Pablo Escobar: A vida e os crimes do mais notório traficante colombiano), de J.D. Rockefeller, a caçula teria pedido o exótico animal ao seu pai.

Pablo Escobar sem saber como agradá-la, comprou um lindo cavalo branco e mandou costurar um chifre em sua cabeça. Pouco tempo depois, o animal veio a falecer devido uma infecção generalizada. 

Entretanto, a viúva de Escobar nega a história. "Quando Manuela completou cinco anos, em 1989, comemoramos seu aniversário na Hacienda Nápoles. Naquele dia, Pablo assistiu por um tempo e deu a ela uma égua negra e seus filhotes, mas a garota nunca pôde apreciá-los porque ela sempre teve que correr para se esconder. A partir desse aniversário, surgiu uma história de mentiroso que transcendeu o imaginário e hoje muitos assumem que era verdade", relatou Victoria Eugenia Henao na obra Minha vida e minha prisão com Pablo Escobar.

Atualmente a fazenda de Nápoles é um grande parque temático / Crédito: Reprodução

 

Quem foi Pablo Escobar?

Nascido na Colômbia, Pablo Escobar foi o maior narcotraficante da história e um dos homens mais ricos do mundo durante a década de 90. Ficou conhecido por chefiar o Cartel de Medellín, traficando bilhões de dólares em cocaína, dominando esse ramo nos Estados Unidos e em outros países. Em 1993 foi alvo de uma emboscada e morreu baleado, em um bairro de classe média de Medellín.