Matérias » Personagem

Paixão avassaladora: a intensa relação entre Virginia Woolf e Sackville-West

Em meio aos preconceitos, as ilustres escritoras tiveram um caso durante o século 20

Victória Gearini Publicado em 17/01/2021, às 10h00

Virginia Woolf e Sackville-West, respectivamente
Virginia Woolf e Sackville-West, respectivamente - Creative Commons

Durante a década de 1920 Virginia Woolfe Vita Sackville-West protagonizaram uma intensa paixão. Embora fossem casadas com homens, ambas trocaram centenas de cartas poéticas e apaixonadas, que mais tarde serviram de inspiração para um dos romances mais celebrados do mundo: Orlando, de 1928.

De tão famosa, a história de amor entre as duas mulheres foi contada no filme, Vita & Virginia, dirigido por Chanya Button. Estrelada por Elizabeth Debicki como Woolf e Gemma Arterton como Sackville-West, a produção apresenta falas retiradas das cartas trocadas entre as amantes.

Paixão avassaladora 

Nascida em Londres em 1882, desde pequena Virginia demonstrava forte apreço pela arte e literatura. Ao lado de sua irmã Vanessa, a escritora fez parte do Grupo Bloomsbury, um círculo intelectual influente, composto por artistas, escritores e pensadores radicais. Em 1912, a escritora inglesa casou-se com Leonard Woolf, um escritor engajado politicamente e amigo de seu irmão. 

Já a glamorosa escritora popular,Vita Sackville-West, era 10 anos mais nova que Woolf e se casou com o diplomata Harold Nicholson, em 1913.

No entanto, em 1917, a jovem causou um grande escândalo na alta sociedade, quando fugiu para a Europa ao lado de sua amante, Violet Trefusis. Durante dois anos, as duas viveram uma intensa paixão, mas Sackville-West foi obrigada pela família a retornar para a Inglaterra.

Virginia Woolf na Monk's House / Crédito: Wikimedia Commons

 

Conforme aponta o site da Time, em dezembro de 1922, as duas mulheres foram apresentadas formalmente e a partir disso passaram a ser vistas juntas em diversos jantares. Quando se conheceram, Sackville-West imediatamente ficou encantada com o intelecto e beleza de Woolf. 

“Eu simplesmente adoro Virginia Woolf, e você também adoraria”, escreveu Sackville-West ao marido após o primeiro encontro. "Você ficaria completamente vazio diante do charme e da personalidade dela."

Em entrevista ao Time, em 2019, a professora de inglês na Texas State University, Victoria L. Smith, disse que as escritoras viveram uma avassaladora paixão: “Vita ficou muito atraída pelo gênio da Virgínia”, enfatizou a especialista.

De acordo com a professora, o relacionamento fez com que Woolf se sentisse profundamente amada por Sackville-West. No entanto, inicialmente a escritora teve dificuldades em ter relações sexuais com a mulher. 

Retrato de Sackville-West / Crédito: Wikimedia Commons

 

Segundo a Times, tal hesitação se deu por causa de um trauma de infância de Woolf, que teria sido abusada sexualmente por membros masculinos de sua família. O site documenta, ainda, que Leonard não se opôs ao relacionamento.

O impacto 

A relação entre as escritoras impactou diretamente em suas obras. Após conhecer a amada, Sackville-West decidiu publicar seus livros pela Hogarth Press, a editora independente da família Woolf. Embora hoje em dia Virginia seja muito mais reconhecida na literatura mundial, na época, as obras de sua amante foram muito mais elogiadas pelos críticos. 

“Não acho que Woolf tivesse ciúmes da escrita de Sackville-West, mas ela tinha ciúmes de sua capacidade de ser outras coisas: ser mãe, ser bonita, ter esse senso de confiança que às vezes faltava a Woolf”, explicou Smith ao Times.

Em 1928, a escritora publicou o clássico Orlando, no entanto, a obra era tão pessoal, que ela pediu permissão para a amada. Segundo o Times, o filho de Vita, Nigel Nicholson, descreveu o livro como “a carta de amor mais longa e charmosa da literatura” .

Infelizmente, Woolf veio a falecer no dia 28 de março de 1941, após cometer suicídio. Já Sackville-West veio à óbito em 2 de junho de 1962, em decorrência de um câncer abdominal.


+Saiba mais sobre as escritoras por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Box Virginia Woolf, de Virginia Woolf (2020) - https://amzn.to/3oNHCuB

Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf (2017) - https://amzn.to/39zb7K1

Orlando: Uma biografia, de Virginia Woolf (2019) - https://amzn.to/3svtp7O

Love Letters: Vita and Virginia (Edição Inglês), de Vita Sackville-West e Virginia Woolf (2021) - https://amzn.to/2XKIKDi

Um Teto Todo Seu, de Virginia Woolf (2014) - https://amzn.to/35M81RT

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W